Autofit Section
TJRJ ultrapassa a marca de 99% no Ranking da Transparência 2024
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 22/08/2024 18:25

TJRJ ultrapassa a marca de 99% no Ranking da Transparência 2024

 

Na sétima edição do Ranking da Transparência do Poder Judiciário, referente ao ano de 2024, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) alcançou seu melhor resultado histórico, com um índice de 99,13% dos requisitos cumpridos. No ano passado, a instituição já havia alcançado uma expressiva marca, ultrapassando pela primeira vez o índice de 90% de cumprimento dos requisitos.

O Ranking da Transparência foi instituído pela Resolução CNJ nº 260/2018, com o objetivo de valorizar os tribunais e conselhos mais engajados no fornecimento de informações claras e organizadas ao público. Neste ano, os itens foram distribuídos em dez temas, um a mais que na última edição: são 86 perguntas a respeito da publicação de dados importantes, como os resultados do Planejamento Estratégico Institucional; os atos normativos; os dados gerais para o acompanhamento de programas, ações e projetos, entre outros.

Outra novidade é que, pela primeira vez, a avaliação permitirá verificar se há links de acesso aos principais serviços de atendimento ao usuário, como PJE e Balcão Virtual.

Além disso, os tribunais e conselhos não precisarão responder a um questionário para serem avaliados. Desta vez, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) verificará de ofício a correspondência dos dados publicados.

A evolução do TJRJ, que vem acontecendo gradativamente, demonstra sua dedicação e comprometimento com a transparência institucional. Nos próximos anos, a meta do Tribunal é manter o nível de excelência na divulgação de dados fundamentais para o acesso à Justiça, em especial na área de tecnologia, com a implantação do sistema Eproc e o uso de ferramentas de inteligência artificial.

 

Evolução do TJRJ no Ranking da Transparência do CNJ

 

Departamento de Comunicação Interna