Agosto Lilás: adolescentes participam de roda de conversa e visitam o Museu da Justiça
Um passeio pela história do Museu da Justiça, uma visita à exposição que aborda temas como preconceito e discriminação e uma roda de conversa sobre violência de gênero. A última quinta-feira (22/8), foi um dia de aprendizado e reflexão para as adolescentes que cumprem medida de semiliberdade no Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD/Galeão).
Promovida pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COEM), por iniciativa do juiz Nilson Luis Lacerda, auxiliar da Vara de Execuções Penais (VEP) e da Vara de Execuções de Medidas Socioeducativas, a visita começou pelas dependências do antigo Palácio da Justiça, com o personagem Ruy Barbosa, que narrou a sua história. Em seguida, as meninas conheceram as salas que abrigam a exposição “Quem Sente na Pele”. A mostra, promovida pelos Comitês de Promoção da Igualdade de Gênero e de Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual e da Discriminação (COGENs), apresenta práticas sobre distintos tipos de assédio e discriminação que podem ocorrer no ambiente de trabalho.
O dia no Museu terminou com a reflexão sobre o Agosto Lilás – campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. As adolescentes participaram da roda de conversa com os juízes Nilson Luis Lacerda; Nando Machado Monteiro, da 2ª Vara Criminal de Belford Roxo; e Camila Rocha Guerin, da Vara Especializada em Crimes contra a Criança e o Adolescente (Veca) e membra da COEM. Também participaram do encontro “Conversando com Meninas sobre Justiça e Violências” Laura de Oliveira, do programa Fazendo Justiça do CNJ; Roberta Ramalho e Alessandra Vasconcellos, diretora e coordenadora do CRIAAD; e a equipe técnica da COEM.
Fotos: Rosane Naylor
Departamento de Comunicação Interna