Turma de capacitores da Oficina de Convivência encerra nesta sexta-feira (30/8)
Organizada pelo Serviço de Apoio à Justiça Restaurativa (SEAJU), coordenado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), a turma de capacitação em facilitadores da Oficina de Convivência foi encerrada nesta sexta-feira (30/8), na Escola de Mediação (EMEDI). Idealizada por Vanja Borges e Márcia Grillo, a iniciativa será ampliada para os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs).
O projeto Oficina de Convivência se baseia na necessidade de desenvolver mecanismos que fortaleçam pessoas que enfrentam conflitos jurídicos relacionados à ruptura de convivência. Assim, amplia as possibilidades de comunicação e estabelece uma relação de convivência mais efetiva. A proposta é que a participação na oficina auxilie as pessoas a se tornarem protagonistas na solução de seus conflitos, aumentando a capacidade de negociação. O programa é educacional e preventivo e será replicado nos CEJUSCs de todo o estado.
O curso de capacitação da Oficina de Convivência tem a duração de 16 horas e, para participar, é necessário ter formação em Mediação de Conflitos. Nesta sexta-feira (30/8), foram formados cerca de 30 facilitadores, que serão responsáveis pela condução das oficinas, que ocorrem em um espaço de 2 a 3 horas, em um único dia. Os participantes da iniciativa podem ser encaminhados por juízes, se inscreverem ou serem encaminhados por algum setor.
“Trata-se de um espaço coletivo onde os juízes podem encaminhar processos que envolvem situações dos Juizados Especiais Criminais e das Varas de Família, que não sejam sobre Parentalidade, porque já existe uma oficina específica para essas questões. Nós pensamos nessa oficina para trabalhar a questão dos conflitos nas relações de convivência”, pontua Márcia Grillo, uma das idealizadoras da Oficina de Convivência e assistente social.
Para expandir o projeto, foi publicado o edital NUPEMEC 04/2024, com o objetivo de selecionar profissionais para participar da capacitação na EMEDI. Os facilitadores da oficina, após capacitados, são cadastrados e atuam de forma voluntária, desempenhando um papel crucial na promoção de habilidades de convivência positiva e, consequentemente, contribuindo para a prevenção de conflitos em geral.
Departamento de Comunicação Interna