TJRJ moderniza o Sistema Sophia para pesquisa de atos oficiais
Mais intuitivo, mais rápido e com plataforma responsiva: o sistema Sophia, de acesso aos Atos Oficiais do PJERJ, passou por um processo de modernização. O novo layout é resultado de uma parceria da Divisão de Identidade Visual (DIVIS) com a Assessoria de Conteúdo do Site (ASSIT), que prestaram consultoria técnica sobre as funcionalidades do portal.
A nova versão do sistema está totalmente adaptada para facilitar o acesso dos usuários, que já podem se conectar aos terminais do Sophia por aparelhos móveis, como tablets e smartphones. Uma das modificações no projeto gráfico foi acrescentar o campo “Órgãos de Origem” à busca rápida, simplificando ainda mais a consulta aos atos administrativos.
Sobre o tema, a juíza Renata Guarino Martins, auxiliar da Presidência, destacou: “A customização do sistema Sophia visa proporcionar ao público uma experiência de busca mais acessível e eficiente. Com essas melhorias, as informações são extraídas de maneira mais intuitiva e moderna, atendendo às necessidades dos usuários.”
A contratação da nova plataforma do sistema Sophia é o resultado de uma atuação conjunta da EMERJ/Biblioteca, SGADM, SGTEC e DECOI, em busca de conferir maior acessibilidade, mais agilidade em sua utilização e um layout moderno e atrativo”, ressaltou a secretária-geral de Administração (SGADM), Jacqueline Leite Vianna Campos.
“O sistema de busca ficou mais simples. Agora, os números zero à esquerda são ignorados: isso significa que o usuário poderá digitar tanto “Resolução 4” quanto “Resolução 04” e obter o mesmo resultado. Outra questão é o ponto (.), que também passou a ser ignorado. O número 1200 ou 1.200 levam à mesma resposta, por exemplo. São detalhes simples, mas que dificultavam bastante a pesquisa”, afirma a servidora Tamires Vianna Soares, chefe do Serviço de Indexação Legislativa da Biblioteca.
“O usuário passará a contar também com a disponibilização de dois links: um que leva ao título do ato, para que se tenha uma noção do assunto tratado, e o outro direcionando à íntegra do texto para acesso ao conteúdo do ato. Todas essas customizacões no software Sophia propiciarão uma otimização das buscas e uma melhor experiência ao consulente”, acrescentou Ana Paula Delgado, diretora do Departamento de Gestão e Disseminação do Conhecimento (DECCO).
O Sistema Sophia traz como benefícios um melhor gerenciamento sobre a coleção e um novo formato mais moderno, o que reflete em uma navegação mais fluida. O carrossel “Novas Aquisições” permite visibilidade para as obras recebidas na biblioteca e o recurso legislação traz a funcionalidade “apelido” com o intuito de localizar mais rapidamente as normas procuradas”, pontuou a diretora da Biblioteca TJERJ/EMERJ Desembargador José Carlos Barbosa Moreira, Elaine Costa Soares Silva.
Acessibilidade
Outra novidade é o aumento dos recursos de acessibilidade, uma vez que a inclusão é um dos compromissos do Tribunal. Os padrões de acessibilidade utilizados no terminal de consulta seguem as principais recomendações do W3C (World Wide Web Consortium). Na parte superior do terminal, está presente a opção de alteração do contraste da tela, que garante uma leitura mais confortável a usuários com baixa visão, daltonismo ou pessoas que utilizam monitores monocromáticos. Os navegadores também permitem que as fontes sejam ampliadas ou diminuídas. Todas as pesquisas podem ser realizadas em português, inglês, espanhol ou catalão.
Para acessar o terminal do Sophia na Biblioteca, clique aqui.
Para acessar o terminal Atos Oficiais do PJERJ, clique aqui.
Departamento de Comunicação Interna