Autofit Section
TJRJ reunirá órgãos e instituições parceiras em ação social voltada às pessoas com deficiência
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 05/09/2024 16:31

TJRJ reunirá órgãos e instituições parceiras em ação social voltada às pessoas com deficiência

O presidente do TJRJ Ricardo Rodrigues Cardozo,  a desembargadora Regina Lucia Passos e a juíza auxiliar da Presidência Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros

 

Atendimento médico e odontológico, assistência social, emissão de documentos e ofertas de emprego serão alguns dos serviços oferecidos nos próximos dias  26 e 27 de setembro pelo Tribunal de Justiça do Rio, no térreo da Lâmina III.

A Ação Social em Homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, promovida pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (Comai) vai além. Reunirá secretarias estaduais e municipais com serviços como defesa do consumidor, mediação escolar, emissão de cartão de estacionamento e exames de testagem de doenças. Participarão o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), o Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB), a Defensoria Pública e o Ministério Público, entre outros órgãos e instituições.

A iniciativa terá apoio da Mútua dos Magistrados, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), da Receita Federal e do INSS. Certidão de casamento, retificação de registros e outros documentos poderão ser emitidos no ônibus da Justiça Itinerante. Para alegrar crianças e adultos, haverá samba com os Embaixadores da Alegria e grupos de cosplay, representando diversos personagens.

 

Compromisso do Tribunal

O projeto da ação social, com a previsão dos serviços a serem prestados, foi apresentado nesta quarta-feira (04/9), ao presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, que recebeu em seu gabinete a desembargadora Regina Lucia Passos, presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (Comai) e coordenadora do evento, junto a representantes da Comissão e da Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social.

O presidente do Tribunal ficou muito satisfeito com a organização do evento. Depois de conhecer os detalhes, ressaltou: “A ação direcionada às pessoas com deficiência cumpre mais uma vez o compromisso do Tribunal do Rio de Janeiro com a responsabilidade social, um dos pilares da minha gestão. Possibilitar esta iniciativa de inclusão é gratificante para toda a equipe envolvida com a organização do evento”.

“Eu acredito que vamos proporcionar às pessoas com deficiência e seus cuidadores um trabalho belíssimo de congraçamento, de oferta e unificação de serviços. Quem sabe tiramos dessa experiência protocolos, atos e até diligências futuras de diversos órgãos que estarão aqui nos atendendo?”, pontuou a desembargadora Regina Lucia Passos.

As escolas da Magistratura (Emerj) e de Administração Judiciária (Esaj); o Museu da Justiça e a Associação Beneficente dos Amigos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (Abaterj) contribuirão com a iniciativa.

 

 

Fotos: Rosane Naylor

Departamento de Comunicação Interna