Setembro amarelo: TJRJ promove palestra sobre o processo do luto
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS) promoveu, na quinta-feira (12/9), a palestra “Entendendo o processo do luto”. O encontro foi ministrado pela assistente social Márcia Torres, fundadora do grupo “Amigos Solidários na Dor do Luto”, em decorrência da campanha “Setembro Amarelo”.
A palestra reuniu servidores e colaboradores do Tribunal de Justiça, que receberam, antes do evento, sementes de goiaba. A ação foi desencadeada pela Divisão Ambiental da SGSUS, inspirada na iniciativa do TJRJ, pelo então presidente da Comissão de Políticas Institucionais para Promoção da Sustentabilidade (COSUS), desembargador Heleno Nunes, de plantar mudas de pau-brasil na Alameda Sandra Alvim. Em 2021, o projeto Bosque da Memória homenageou servidores e colaboradores da Corte mortos em decorrência da Covid-19.
Setembro Amarelo
“Setembro Amarelo” é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio e as formas de prevenção. Desde 2014, ocorre no mês de setembro, em todo o mundo, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.
A iniciativa do Tribunal de Justiça, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, visa dar cumprimento à Resolução nº 400/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no eixo qualidade de vida.
O Diretor do Departamento de Acesso à Justiça, Ação Social e Acessibilidade da SGSUS, Luiz Felipe Fleury Corrêa, disse: “O Tribunal adere à Campanha Setembro Amarelo, o que faz desde 2016, e traz aos seus servidores e colaboradores informações relevantes sobre a problemática do suicídio e do luto, especialmente quando se sabe que, segundo a OMS, 9 em cada 10 casos de suicídio poderiam ser prevenidos.”
Departamento de Comunicação Interna