Departamento de Saúde promove o curso “Atendimentos de Emergências Cardiovasculares”
O Departamento de Saúde (DESAU), vinculado à Secretaria-Geral de Gestão de Pessoas (SGPES), realiza, em parceria com a Escola de Administração Judiciária (ESAJ), o curso de capacitação interna “Atendimento de Emergências Cardiovasculares”. A formação, que acontece entre os dias 24 e 27 de setembro, das 16 às 19 horas, tem como público-alvo os profissionais de saúde do DESAU, da equipe da Ambulância Vida Emergências Médicas e da Mútua dos Magistrados.
Desenvolvido pela Divisão de Saúde Integrada (DISAU) e ministrado por médicos qualificados do Departamento, o curso conta com o diferencial de capacitar e valorizar os profissionais que prestam atendimento médico de urgências e emergências no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
“São 10 profissionais fazendo o curso por dia, divididos em dois grupos. Enquanto o primeiro grupo pega um caso de emergência cardiovascular com necessidade de desfibrilar, o segundo fica com um caso que evoluiu ao ponto de o choque elétrico não conseguir resolver o problema. Ao todo, são quatro instrutores, um por dia, de terça a sexta-feira”, explica a médica Ivany Yparraguirre, diretora do DESAU.
Yparraguirre destaca, ainda, o caráter inovador da formação: “A realização do curso nos padrões do ACLS (Advanced Cardiovascular Life Support – em português, Suporte Avançado de Vida Cardiovascular) foi organizada em parceria com a ESAJ desde a sua elaboração até a prática. Estamos realizando a capacitação das equipes médicas no próprio Departamento, aproximando a teoria da prática e utilizando o ambiente, os equipamentos e os medicamentos disponíveis. Dessa forma, pretende-se oferecer atendimento médico com qualidade e possível redução de custos”.
O curso está sendo ministrado pelos médicos cardiologistas ou intensivistas Larissa Durans Amorim da Silva, Marcio da Silva Campista, Octávio Sakuro Kawamoto e Tatiana Erthal de Abreu. De acordo com a instrutora Larissa Durans, as emergências cardiovasculares são patologias que precisam ter uma identificação e conduta rápida para melhorar o prognóstico do paciente, o que reforça a importância do curso:
“Nossa expectativa é alinhar os protocolos, a partir de revisões de doenças, condutas e fluxogramas, para melhorar a identificação e o tratamento dos pacientes. Todos os casos que usamos nas aulas são retratos de emergências que aconteceram aqui no Tribunal. Doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil e no mundo, e é algo recorrente aqui”, declarou a médica.
Profissionais da Mútua dos Magistrados também estiveram presentes no curso, como é o caso de Cátia Barreto, enfermeira e coordenadora do home care: “Para mim, é uma ação de reciclagem, para melhorar o conhecimento e auxiliar os pacientes, dando apoio essencial nas emergências.”
O médico Carlos Alberto do Val, da equipe da Ambulância Vida Emergências Médicas, explicou a importância de estar atualizado para atender às emergências: “Esse curso tem validade de dois anos. Depois deste período, ele tem que ser repetido. Por isso, essa capacitação é tão importante”.
Foto: Rosane Naylor
Departamento de Comunicação Interna