Autofit Section
Projeto Acolher: TJRJ assina protocolo de intenções com instituto de saúde mental
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 27/09/2024 17:39

Projeto Acolher: TJRJ assina protocolo de intenções com instituto de saúde mental


O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) assinou, nesta quinta-feira (26/9), um protocolo de intenções com o InTCC-Rio. A parceria entre a Corte e o instituto dá origem ao “Projeto Acolher”, que visa estabelecer um fluxo de encaminhamento de vítimas de violência, cujos processos tramitem nas varas de competência especializada do Poder Judiciário fluminense, para atendimento psicológico e/ou psiquiátrico gratuito.

Na solenidade, estiveram presentes o presidente do Tribunal, Ricardo Rodrigues Cardozo; o corregedor-geral da Justiça, Marcus Henrique Pinto Basílio; a diretora-geral de Planejamento de Administração da Corregedoria, Alessandra Anátocles; o juiz auxiliar da Corregedoria Sandro Pitthan Espíndola; a juíza Gisele Guida, da Vara Especializada em Crimes contra a Criança e o Adolescente; a responsável técnica da psicologia do InTCC-Rio, Elaine Chagas; e Humberto Carneiro, diretor financeiro do InTCC-Rio.

O presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, declarou que se sente satisfeito com a assinatura do protocolo de intenções: “Precisamos sempre estar atentos à questão da saúde mental. Essa parceria com o instituto só tem a agregar ao Tribunal de Justiça e ajudar as crianças e adolescentes vítimas de violência que precisam de acompanhamento psicológico e psiquiátrico”.

“Sabemos as dificuldades que temos perante a rede pública, e contar com um parceiro de referência para direcionar esses encaminhamentos e ter um retorno no atendimento dessas famílias será de muita importância. A ideia é iniciar com a VECA e, depois, estender para as Varas da Infância e Juventude e também para as Varas de Família. Eu espero que essa parceria se prolongue e cresça ao longo do tempo”, afirmou Sandro Pitthan Espíndola, juiz auxiliar da Corregedoria.

O InTCC-Rio é um instituto de ensino, pesquisa e atendimento que oferece um curso de pós-graduação em Terapias Cognitivo-Comportamentais para profissionais de saúde. Os pós-graduandos precisam cumprir a prática supervisionada para se formarem.

“A parceria com o TJ vai nos encaminhar crianças vítimas de violência para colocarmos em atendimento gratuito dentro da instituição, dando suporte psicológico tanto para elas quanto para as famílias”, explica Elaine Chagas, responsável técnica da psicologia do InTCC-Rio.

 

Fotos: Brunno Dantas

Departamento de Comunicação Interna