Autofit Section
COGENs capacitam gestores para prevenção dos assédios, da discriminação e das violências contra a mulher
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 14/10/2024 16:51

Gestores e colaboradores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro participaram, nessa sexta-feira (11/10), da capacitação “Revisitando as relações no ambiente de trabalho: reflexões para a prevenção dos assédios, da discriminação e das violências contra a mulher”.

Participaram do encontro os departamentos de Segurança Patrimonial (DESEP), de Segurança Institucional (DESIN) e de Segurança Eletrônica e de Telecomunicações (DETEL) da Secretaria-Geral de Segurança Institucional (SGSEI). A major Izume Veras Almeida estava presente.

A palestra é parte de uma série de ações promovidas pelos Comitês de Promoção da Igualdade de Gênero e de Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual e da Discriminação (COGENs), como explicou o desembargador Wagner Cinelli, presidente dos Comitês: “A finalidade é prevenir e enfrentar os assédios e a discriminação. Além de palestras e eventos voltados ao público interno, temos realizado capacitação contínua dirigida a gestores, desde julho deste ano, que têm um importante papel na consecução desse objetivo, seja pelo exemplo, seja pela sua pronta atuação quando verificada qualquer uma dessas situações”.
 
"Precisamos conversar com nosso público interno do TJRJ sobre violências no ambiente de trabalho para suscitar reflexões que previnam comportamentos assediadores e discriminações. O Canal de Acolhimento sigiloso dos COGENS tem atuado para o atendimento de noticiantes, para prestação de orientações e encaminhamentos das demandas relacionadas”, pontuou a assistente social Patricia Leal, do Serviço de Apoio Técnico aos Órgãos Colegiados com Atribuição afeta à Promoção de Gênero, Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (SEGEM – SGADM), palestrante dessa sexta-feira.
 
A primeira palestra da série foi no dia 7 de julho e tratou de ferramentas para a gestão de conflitos. O encontro contou com a participação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) e da SGSEI. A segunda, no dia 9 de setembro, no Tribunal do Júri de Volta Redonda, foi direcionada ao público interno do 5º NUR (Núcleo Regional).
 
“Essas iniciativas reforçam o compromisso do TJRJ com o cumprimento das diretrizes do Conselho Nacional de Justiça sobre o tema, que visam um ambiente de trabalho sadio e livre de violência”, concluiu o desembargador Wagner Cinelli.
 
Departamento de Comunicação Interna