EMEDI participa de congresso internacional de mediação
A Escola de Mediação (EMEDI) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) participou do IX Congreso Internacional para el Estudio de la Mediación y el Conflicto, nesta quinta-feira (17/10). Especialistas de diversas partes do mundo se reuniram na Universidade do Minho, em Braga, Portugal, para discutir as novas fronteiras da mediação e seus impactos na promoção da pacificação social.
Entre os participantes estavam o desembargador César Felipe Cury, presidente do Conselho de Administração da EMEDI; e o diretor da Escola, Adriano Moura da Fonseca Pinto, que coordenou o simpósio intitulado "EMEDI - Escola de Mediação: Estudos e Práticas de Consensualidade".
O desembargador César Cury destacou que o desenvolvimento da mediação será um avanço em direção à mudança do Direito: “Estamos na iminência de uma transformação do direito como o conhecemos, em direção a um direito mais realista, que deverá ser potencializado pelo uso da tecnologia. Por isso, é fundamental enfrentarmos as características da mediação, principalmente frente ao direito e à tecnologia, para que possamos acompanhar o desenvolvimento e construir adequadamente essa nova categoria, esse novo objeto de conhecimento e investigação”.
Também participaram do encontro o desembargador Humberto Dalla Bernardina de Pinho, os advogados e professores Flávia Pereira Hill, Amanda de Lima Vieira, Adriano Moura da Fonseca Pinto e Marcia Michele Garcia Duarte. Entre os temas abordados estavam "Limites do consenso em direitos fundamentais e jurisdição constitucional", "Desjudicialização: o consenso fora do processo judicial", "O direito fundamental ao consenso", "A normatização da consensualidade no ordenamento jurídico brasileiro", e "Mediação e consensualidade familiar: espaços e momentos de possível limitação de conflitos".
Foto: Carla Maria Alcofra Tocantins
Departamento de Comunicação Interna