Autofit Section
Laboratório de Inovação do TJRJ ganha Selo Linguagem Simples
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 18/10/2024 17:24

Laboratório de Inovação do TJRJ ganha Selo Linguagem Simples


O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) recebeu o Selo Linguagem Simples do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na quarta-feira (16/10), no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. Na cerimônia, foi realizada a entrega do certificado para os representantes dos 49 órgãos do Poder Judiciário que se sobressaíram no uso da linguagem simples em suas rotinas.

A Corte fluminense foi representada pelo secretário-geral de Governança, Inovação e Compliance, Carlos Brasil Cherubini, que recebeu a certificação que reforça o compromisso da instituição com a clareza e acessibilidade na comunicação pública.  A conquista do Selo Linguagem Simples se deve à atuação do IdeaRio, o Laboratório de Inovação do TJRJ.
 
“Esse selo reconhece os esforços do tribunal em garantir que seus textos, decisões e orientações sejam compreensíveis para a população em geral, promovendo a transparência e facilitando o acesso à justiça. Ao adotar uma linguagem clara e direta, o TJRJ melhora a interação entre o judiciário e os cidadãos, fortalecendo a confiança e a eficiência no atendimento aos usuários dos serviços judiciais”, destaca Carlos Brasil Cherubini.
 
“Remetemos ao CNJ iniciativas em todos os cinco eixos do Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples: simplificação da linguagem dos documentos; brevidade nas comunicações; educação, conscientização e capacitação; tecnologia da informação; e articulação interinstitucional e social”, completa.

Selo Linguagem Simples

Criado com o objetivo de reconhecer o uso da linguagem direta e compreensível em todos os segmentos da Justiça, o Selo Linguagem Simples, instituído pela Portaria n.351/2023, busca estimular a adoção de uma forma simplificada de comunicação pelo Poder Judiciário, em todos os graus de jurisdição. O prêmio será realizado anualmente no mês de outubro. O reconhecimento é dado aos tribunais que utilizam linguagem simples, direta, em documentos oficiais, ritos de solenidade, pronunciamentos, entre outros. Para esta primeira edição do prêmio, foram inscritas mais de 750 iniciativas desenvolvidas ao longo de 2024, que constituem número significativo de ações em todo sistema de Justiça relacionadas ao Pacto da Linguagem Simples, lançado em novembro do ano passado. (Fonte: CNJ)

IdeaRio

O IdeaRio, laboratório de inovação do TJRJ, tem como propósito criar, receber e analisar ideias a fim de formatar novos projetos a serem desenvolvidos no âmbito do Poder Judiciário Estadual.

Criado no ano passado, o laboratório integra o Departamento de Inovação e Desenvolvimento (DEIND), da secretaria-geral de Governança, Inovação e Compliance (SGGIC). No mês passado, o IdeaRio encerrou  o 1º Curso de Formação de Laboratoristas no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (PJERJ). A capacitação foi em parceria com a Escola de Administração Judiciária (ESAJ) e abordou conhecimentos teóricos e práticos sobre como explorar problemas e soluções por meios de ferramentas de inovação.

O curso reuniu 16 alunos, dentre técnicos e analistas judiciários, comissários de Justiça e colaboradores. Agora, eles estão aptos a participarem das próximas oficinas do IdeaRio, como laboratoristas.
 

Foto: Rosane Naylor

Departamento de Comunicação Interna