Resgate da cidadania: Cipop Rua/RJ completa sete meses com uma média de 240 serviços prestados por dia
Oitenta pessoas atendidas por dia para apoio social, emissão de documentos, consulta de ações trabalhistas e solicitação de abertura de pedidos do INSS, entre outros serviços. Para cada atendimento no Centro de Atendimento Integrado às Pessoas em Situação de Rua, são solicitados, em média, três serviços, o que soma 240 por dia. Da inauguração do Centro, em abril deste ano, até o mês de setembro, foram mais de 15 mil atendimentos.
“É muito gratificante comprovarmos o acerto e a necessidade do atendimento permanente para a efetividade da resolução dos complexos problemas que envolvem a vida das pessoas em situação de rua. Agora é aperfeiçoarmos os serviços e levarmos para o Brasil, para que juntos possamos fazer a diferença”, ressaltou a presidente da Comissão de Articulação de Programas Sociais do TJRJ, desembargadora Renata Machado Cotta.
A iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, com o apoio de órgãos federais, estaduais e municipais, oferece soluções para a questão da população em situação de rua, permitindo sua reinserção social de forma autônoma e sustentável, levando ao pleno exercício da cidadania.
Somente da cidade do Rio são 8 mil pessoas, segundo dados do Censo de População de Rua 2022, do Instituto Pereira Passos. A maior procura de serviços é pela emissão da carteira de identidade. Já foram emitidas mais de 2,3 mil desde a inauguração. No próximo dia 2 de novembro, o Cipop Rua/RJ completa sete meses de atuação e já mudou a vida de muitas pessoas.
Reportagem
Nesta segunda-feira (28/10), o telejornal RJ1, da TV Globo, exibiu uma reportagem que mostrou o trabalho do Centro. O desembargador Vitor Marcelo Rodrigues explicou como é feito o atendimento: “É um ambiente acolhedor, onde você reúne órgãos federais, estaduais e municipais. Uma equipe multidisciplinar atende diariamente de forma presencial, sabendo como atender e entender as questões que envolvem essas pessoas”, declarou ao repórter.
Entre os beneficiados estava Gilberto, de 59 anos, que contou sua história. Porteiro há 30 anos, precisou sair do trabalho por uma questão de saúde e acabou sem casa, na rua. Durante o atendimento, ele conseguiu o Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto na Lei Orgânica da Assistência Social, que é a garantia de um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade. “Eu escolhia entre almoço e jantar. Agora, consigo me alimentar”, disse, emocionado.
A reportagem ainda falou sobre a situação de Leonardo. Ele chegou ao Cipop Rua em busca de documentos e saiu encaminhado para uma vaga de emprego. “Estou confiante”, disse, ao conseguir o que considerava mais difícil: uma oportunidade.
Confira a matéria completa exibida pelo RJ1, da TV Globo, que destaca o trabalho do Centro de Atendimento Integrado às Pessoas em Situação de Rua: Acesse aqui.
Cipop Rua
O Centro de Atendimento Integrado às Pessoas em Situação de Rua foi inaugurado no dia 2 de abril deste ano, na Rua Senador Pompeu, s/nº, junto à Central do Brasil, no Centro do Rio.
Idealizado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro com apoio de órgãos de diferentes esferas, o Cipop Rua/RJ reúne em um só local diversos serviços prestados pelo Judiciário fluminense e por órgãos federais, estaduais e municipais, como registro civil, inscrição em programas sociais e rede de moradia, entre outros.
Pioneiro no país, o Centro de Atendimento ocupa um espaço de 300 m² em um imóvel disponibilizado pelo governo do estado. Foi instalado em uma região que concentra um grande número de pessoas em situação de rua.
O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, mas é preciso chegar até 16h para que a solicitação seja atendida. O objetivo é solucionar parte das dificuldades enfrentadas pela população de rua.
São parceiros do Cipop Rua, além do TJRJ: Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região; Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 1ª Região; Ministério do Trabalho; Ministério Público do Trabalho; Tribunal Regional Eleitoral (TRE); Governo do Estado do Rio de Janeiro; Prefeitura Municipal do Rio; Ministério Público Estadual; Ministério Público Federal; Defensoria Pública da União; Defensoria Pública do Estado; Detran; INSS; Receita Federal; Comando Militar do Leste (Junta Militar); Associação de Registradores de Pessoas Naturais (Arpen); OAB e Fundação Leão XIII.
Fotos: Brunno Dantas
Departamento de Comunicação Interna