Autofit Section
TJRJ conquista premiações nacionais de inovação
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 22/11/2024 19:15

 

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro alcançou a etapa de finalista em diferentes categorias e levou dois troféus no Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial – Expojud, realizado no dia 21 de Novembro, em Brasília. 

O Presidente Ricardo Rodrigues Cardozo concorreu e foi finalista na categoria Liderança Exponencial, e o Secretário-Geral de Tecnologia Daniel Haab foi finalista na categoria Executivos de Tecnologia. 

Em um universo de 550 projetos inscritos na premiação, o Assis, assistente de inteligência artificial generativa desenvolvido pela SGTEC para construção de sentenças, decisões, relatórios e resposta a perguntas, obteve o 2 lugar na categoria Inovação de Tecnologia dentre os tribunais estaduais. 

Representando o Presidente, o juiz auxiliar Alberto Republicano destacou a importância do reconhecimento nacional: "Ficamos muito satisfeitos com a homenagem a pessoas e projetos que impactam efetivamente a produtividade e a satisfação dos nossos usuários internos e também dos externos. O presidente foi muito corajoso ao patrocinar iniciativas ambiciosas, como a substituição dos sistemas de processo eletrônico, investimento pesado na TI e em projetos inovadores, como os de inteligência artificial. Agora estamos colhendo os resultados e seguiremos trabalhando no mesmo ritmo para entregar ainda mais."

Para o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, o prêmio materializa o compromisso do TJRJ com o trabalho inovador.

“A inovação tecnológica é um dos pilares da gestão do nosso Tribunal. Recebemos com muita alegria essa premiação, que é o reconhecimento da dedicação de toda uma equipe, empenhada em manter o Poder Judiciário do Rio na vanguarda da tecnologia”, destacou o presidente.

Daniel Haab atestou que "o mérito que nos permite estar aqui hoje em nome do TJRJ é das equipes e dos servidores da SGTEC, que trabalharam incansavelmente durante essa gestão para entregar projetos estruturantes de altíssimo valor. Acredito no Assis como melhor ferramenta nacional de IA Generativa, com potencial de fato revolucionário, e ele é apenas uma entre diversas iniciativas incríveis em curso na secretaria. Este prêmio impulsiona ainda mais nossa motivação em  fortalecer a transformação no Judiciário e também fomenta uma competitividade saudável e  colaborativa entre os órgãos participantes. O ecossistema de Justiça sai ganhando."

O projeto Assis será expandido para novas competências ainda em 2024, e está planejado para chegar ao segundo grau do TJRJ em fevereiro de 2025.

 

Departamento de Comunicação Interna