Presidente Ricardo Cardozo participa das comemorações dos 50 anos da construção do Fórum da Comarca de Valença
“Nos aproximar do interior do estado é de extrema importância. É uma grande satisfação conhecer Valença, no final da minha gestão”, destacou o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, ao participar da cerimônia de comemoração dos 50 anos da construção do Fórum da Comarca de Valença, no Sul fluminense, nesta quinta-feira, 28/11.
O presidente agradeceu a dedicação de magistrados e servidores da Comarca e falou sobre a responsabilidade do Poder Judiciário com a população: “Nós temos o compromisso de buscar sempre a eficiência para prestar a melhor jurisdição possível”, ressaltou.
Ao lado do desembargador Luís Márcio Alves Pereira, dos juízes Felipe Bastos Silva Alves, diretor do Fórum Regional de Valença; Marcelo Costa Pereira, dirigente do 5º Núcleo Regional (NUR); e Kyle Santos Menezes, o desembargador Ricardo Cardozo descerrou a placa comemorativa. Também estavam presentes o deputado estadual André Correa, o prefeito eleito do município de Valença, Saulo Correa, e servidores.
“É de extrema importância a presença do presidente Ricardo aqui, principalmente numa data especial, que representa a independência do Judiciário, pois há 50 anos, pela iniciativa de Clóvis Corrêa, avô do deputado André Correa, houve a transferência do foro da Câmara Municipal para esse prédio”, pontuou o diretor do Fórum Regional.
O deputado mostrou a primeira página de um jornal destacando a inauguração do Fórum no dia 9 de novembro de 1974. “Na época, o Poder Judiciário dependia do orçamento do Poder Executivo, e meu avô e meu bisavô cobravam uma mudança”, recordou.
Aula magna na faculdade UNIFAA de Valença
Aula magna
“O Poder Judiciário e seus desafios no século XXI” foi o tema da aula magna proferida pelo presidente Ricardo Cardozo, na quarta-feira (28/11), no Centro Universitário de Valença (UNIFAA), por onde começou sua visita à cidade. Com o auditório lotado de estudantes de Direito, Ricardo Cardozo falou sobre a transformação da Justiça brasileira com a revolução digital e com as técnicas autocompositivas, como a mediação e a conciliação, citando as últimas iniciativas do Tribunal do Rio (TJRJ), como a utilização da inteligência artificial, já utilizada por magistrados de 1º Grau, e a implantação do sistema Eproc, iniciada em agosto deste ano.
O presidente ainda citou os projetos sociais do Tribunal, como o Justiça Cidadã, o Justiça Itinerante e o CipopRua, que atende pessoas em situação de rua.
“A lista de inovações é vasta. A verdade é que a Justiça do futuro está diante de todos nós, e é um processo contínuo, um novo mundo desponta com o auxílio da tecnologia. Mas o juiz precisa vivenciar os problemas da sociedade. A Justiça não é somente a prestação jurisdicional, não é somente ter a tecnologia, temos que ter preocupação com a questão social”, concluiu.
Durante o evento, o presidente foi agraciado com o título de Cidadão Valenciano, entregue pelo prefeito eleito, e recebeu a Medalha Dom André Arcoverde, a mais alta comenda outorgada pela Universidade, pelos serviços prestados à sociedade.
Também participaram do encontro o desembargador Luís Márcio Pereira, o presidente da Fundação Educacional Dom André Arcoverde, professor doutor José Rogério Moura de Almeida Neto, o deputado André Correa, o prefeito eleito, Saulo Correa, e Márcio Martins, reitor da universidade.
“É uma honra receber o presidente do Tribunal para conversar com nossos alunos, para falar dos desafios do Poder Judiciário neste século, trazendo uma perspectiva contemporânea. Foi um dia de muito aprendizado para os nossos estudantes”, pontuou Márcio Martins, reitor da universidade.
Na UNIFAA, a comitiva do presidente ainda visitou a faculdade de Medicina, conheceu o Centro de Simulação Realística, o Laboratório de Simulação, o Laboratório de Habilidades e o Hospital Escola. Na oportunidade, pôde inteirar-se dos recursos humanos e tecnológicos para a formação de médicos.
“Foi uma honra receber o presidente do Tribunal de Justiça. É extremamente importante essa aproximação do Judiciário com a nossa universidade, com a nossa cidade. Essa aproximação reflete o protagonismo de Valença”, disse Luciana Teixeira, coordenadora de Governança Corporativa da UNIFAA.
Visita ao hospital escola de Valença
Também em Valença, o presidente visitou o Colégio Arcoverde, da Fundação Dom André Arcoverde, instituição com 600 alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio.
“Nós estamos muito alegres, reconhecendo a importância do Tribunal de Justiça em todo o Rio de Janeiro. Nós nos sentimos honrados por receber o presidente do Tribunal”, discorreu a diretora-geral do colégio, Cleide Mara do Santos Rocha.
Visita ao colégio Arco Verde
Fotos: Rosane Naylor
Departamento de Comunicação Interna