Autofit Section
Projeto parceiro do TJRJ é finalista do prêmio LED 2025
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 04/12/2024 16:35

Projeto parceiro do TJRJ é finalista do prêmio LED 2025

 

O Projeto JornADA, desenvolvido pela Faeterj Petrópolis em parceria com a Vara da Infância e Juventude da região e com as empresas QuipoTech e Alfa Laval, é um dos 45 finalistas do Prêmio LED – Luz na Educação. O prêmio visa reconhecer iniciativas educacionais que utilizam a tecnologia de forma inovadora e eficaz, com o objetivo de transformar a educação no Brasil.

Promovido pela Globo e pela Fundação Roberto Marinho, a premiação valoriza projetos que contribuem para a melhoria da qualidade do ensino, promovem a inclusão digital e desenvolvem soluções tecnológicas para beneficiar alunos, professores e gestores educacionais.

Coordenado pela professora Lucimar Cunha, o Projeto JornADA busca fomentar o desenvolvimento de competências digitais em jovens e, em particular, em meninas de 8 a 18 anos em situação de institucionalização, com a missão de promover o acesso igualitário à educação e a oportunidades de capacitação, especialmente na área de TI. A ação também aborda outros eixos, como definição de metas de vida, arte, cultura, saúde mental e bem-estar.

Sobre os impactos do projeto, Lucimar destaca: “É uma transformação muito grande. Em um ano de projeto, as participantes desenvolveram competências digitais básicas, além de participarem de visitas técnicas, oficinas e debates sobre questões sociais e étnico-raciais. Hoje, essas meninas se sentem pertencentes a uma instituição acadêmica e, inclusive, manifestam o desejo de estudar na Faeterj no futuro.”

 

Departamento de Comunicação Interna