Autofit Section
TJRJ recebe o Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade do Ministério do Meio Ambiente
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 05/12/2024 18:47

A juíza auxiliar da Presidência Ana Paula Pena Barros, o secretário-geral da SGSUS Antônio Ligiero e integrantes da SGSUS entregam o certificado da premiação ao presidente do TJRJ desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo.


O projeto "Amamentação Sustentável” do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro foi um dos vencedores do 10º Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade, da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) 2024, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, recebendo o terceiro lugar na categoria “Qualidade de vida no ambiente de trabalho”.

A premiação tem o objetivo de reconhecer iniciativas de órgãos e instituições públicas que promovam ou implementem práticas sustentáveis. O TJRJ foi o único agraciado entre os Tribunais de Justiça.
 
No evento de entrega da premiação, na última quinta-feira (28/11), durante a solenidade de encerramento do Fórum A3P 2024, na Universidade de Brasília (UNB), representaram o TJRJ os diretores Luiz Felipe Fleury Corrêa, do Departamento de Acesso à Justiça, Ação Social e Acessibilidade; e Cláudia de Sá Cardoso Schkrab,  da Divisão de Gestão Ambiental, que receberam o certificado das mãos do coordenador nacional da Rede A3P, Pablo Saldo. Também representou o Tribunal do Rio, Maria Teresa Guzzo Lia, chefe do Serviço de Planejamento e Implementação de Programas Ambientais (SEPIM).
 
A cerimônia contou com a presença da reitora da UNB, Rozana Naves, e da secretária executiva adjunta do Ministério do Meio Ambiente, Ana Flávia de Senna Franco.
 
“Estamos muito felizes pelo projeto ter sido reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente. O "Amamentação Sustentável” é um exemplo de como o TJRJ está comprometido em zelar pela sustentabilidade em todas as suas formas de manifestação, um dos pilares da gestão do presidente do Tribunal, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo”, destacou o secretário-geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS).

O projeto
 
A SGSUS, por meio da Divisão de Gestão Ambiental do Departamento de Sustentabilidade, idealizou o projeto "Amamentação Sustentável"   com o objetivo de disponibilizar um espaço seguro e acolhedor para as lactantes. A sala exclusiva tem o objetivo de auxiliar servidoras e colaboradoras a continuarem amamentando seus filhos após retornarem da licença-maternidade.

Localizada na Lâmina I, sala 111B do TJRJ, A “Sala de Apoio à Amamentação da Mulher que Trabalha” foi inaugurada em novembro do ano passado, para ser utilizada por toda lactante que frequenta o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Com essa iniciativa é possível ampliar o período de amamentação que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), deve ser prolongado, pelo menos, até os dois anos de idade do bebê.
 
Além disso, uma parceria com a Fiocruz possibilita que a lactante realize a doação para a fundação, que faz a distribuição e alocação do leite materno doado e o encaminha para bebês internados em UTIs neonatais.  Desde a inauguração, foram doados aproximadamente 10 litros de leite materno ao banco de leite da instituição. 
 
Departamento de Comunicação Interna