Presidentes do STJ e do Tribunal de Nova Iorque conhecem os projetos de inovação e de segurança do TJRJ
O desembargador Ricardo Cardozo e o desembargador Rowan D. Wilson, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Nova Iorque com o ministro Herman Benjamin
Em uma visita programada ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o desembargador Rowan Wilson, presidente Tribunal de Justiça do Estado de Nova Iorque, acompanhado pelo Ministro Herman Benjamin, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), percorreu as dependências do Fórum Central, nesta sexta-feira (06/12).
Ao lado do presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, o magistrado americano conheceu a Sala Íris e o Laboratório de Inovação IdeaRio. Em sua primeira visita ao Brasil, ele ficou impressionado com o investimento em tecnologia no Tribunal do Rio.
“Sou responsável por todos os tribunais de Nova Iorque e posso dizer que o que vi aqui é maravilhoso. Saber o que está acontecendo em todos os lugares ao seu redor e ainda ter um espaço para pensar criativamente como resolver os problemas da Corte e dos cidadãos são, realmente, ideias maravilhosas”, destacou.
O ministro Herman Benjamin disse que, depois de apresentar o STJ ao desembargador Wilson, escolheu o TJRJ para que ele conhecesse um tribunal estadual.
“Essa foi a primeira vez que eu também visitei a sala das boas ideias, vamos chamar assim, e também o centro de tecnologia extremamente avançado. Estou muito feliz por ver todas essas inovações, que, certamente, serão copiadas pelo resto do país, porque são inovações do bem e para o bem”.
Centro Integrado de Segurança do Poder Judiciário - CISPJ
Os magistrados ainda foram ao Centro Integrado de Segurança do Poder Judiciário do Rio, onde puderam presenciar o trabalho de monitoramento eletrônico das dependências do Tribunal, além de outras medidas de segurança.
Também participou da visita a diretora da faculdade de Direito da Universidade de Colorado, Lolita Buckner, além de servidores do STJ e do TJRJ.
Sala Íris
A Sala Íris, equipada com telas de projeção e uma equipe especializada na coleta de dados estatísticos e operação de sistemas tecnológicos, tem como principal objetivo permitir o acompanhamento em tempo real do desempenho da prestação jurisdicional no estado e demais atividades administrativas.
Sala Íris
IdeaRio
O Laboratório de Inovação IdeaRio visa implementar práticas inovadoras para aprimorar a prestação jurisdicional, otimizar processos e promover uma Justiça mais ágil e acessível. O espaço reúne magistrados, servidores, acadêmicos e cidadãos em busca de soluções eficientes.
Laboratório de Inovação - Idea Rio
Fotos: Rosane Naylor
Departamento de Comunicação Interna