Confraternização de fim de ano reúne integrantes de projetos sociais do TJRJ
Nesta quarta-feira (11/12), integrantes dos projetos Inclusão Legal, Começar de Novo, Jovens Mensageiros e Justiça pelos Jovens, da Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS), se reuniram no Plenário Ministro Waldemar Zveiter para uma confraternização de fim de ano.
O evento contou com a participação do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, que ouviu relatos emocionados de ex-participantes do Começar de Novo, que expressaram sua gratidão pelo projeto.
Diego Nogueira, de 37 anos, graduando do 8º período do curso de Direito, agradeceu pela oportunidade: “É uma honra muito grande voltar aqui hoje como egresso do projeto. Agradeço ao presidente e a toda a equipe dos projetos sociais por terem acreditado nessa iniciativa tão cara para a sociedade. O Começar de Novo foi um divisor de águas na minha vida”, declarou.
A cerimônia contou, ainda, com uma apresentação do Coral Amigos do Tribunal de Justiça e dos corais dos projetos sociais, coordenados pelo maestro Wellington Ferreira, que compôs a canção ‘Olhar do Coração’ em homenagem ao presidente Ricardo Cardozo.
Na ocasião, o presidente agradeceu o carinho de todos e afirmou: “Vocês me emocionaram com essa demonstração de carinho. Desejo a todos um feliz Natal, um ano novo com muita paz e saúde e que sejam felizes em suas caminhadas. Desejo também que aproveitem essa oportunidade para progredir, para mudar suas vidas. Quando fazemos o bem, o mundo nos devolve positivamente.”
Também participaram do evento a juíza auxiliar da Presidência Ana Paula Barros, o secretário-geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Antônio Ligiero, o diretor do Departamento de Acesso à Justiça, Ação Social e Acessibilidade (DEAJU), Luiz Felipe Fleury, e a diretora da Divisão de Ação Social e Acessibilidade (DIISO), Márcia Fayad.
Sobre os projetos
Os programas de inclusão social da SGSUS oferecem acolhimento e qualificação profissional a pessoas em situação de vulnerabilidade social, egressos do sistema penal e jovens em conflito com a lei. O trabalho desenvolvido pelos participantes dos projetos é essencial para a prestação jurisdicional, contribuindo para a celeridade e a eficiência dos serviços.
Saiba mais sobre os projetos sociais na página da SGSUS.
Fotos: Rosane Naylor
Departamento de Comunicação Interna