Representantes do TJRR vêm ao Rio conhecer práticas de gestão e inovação do TJRJ
As servidoras Erika Horta, subsecretária de Processos e Gestão da Qualidade, e Cristine Rodrigues, analista de Negócios ISO/SGE do TJRR e o secretário-geral de Governança, Inovação e Compliance (SGGIC), Carlos Mauro Brasil Cherubini.
Um intercâmbio de conhecimento entre os tribunais do Rio de Janeiro e de Roraima, com foco em oportunidades para melhorar a eficiência e a prestação de serviços à sociedade. O Departamento de Governança e Planejamento Estratégico (DEGEP), da Secretaria Geral de Governança, Inovação e Compliance (SGGIC), recebeu entre 9 e 11 de dezembro representantes do TJRR para uma visita técnica.
As servidoras Erika Horta, subsecretária de Processos e Gestão da Qualidade, e Cristine Rodrigues, analista de Negócios ISO/SGE do TJRR, conheceram a estruturação, o funcionamento e as rotinas de trabalho das unidades que implementaram as melhores práticas de gestão da qualidade, além do mapeamento e otimização de processos de trabalho do Tribunal do Rio.
Acompanhadas pela diretora da Divisão de Apoio à Gestão (DIAGE) da SGGIC, Danielle Ribas, as visitantes foram à Sala Íris e ao Laboratório de Ideias (IdeaRio) no último dia da visita (11/12).
Na Sala Íris, ouviram com atenção as explicações do secretário-geral de Dados Gerenciais e Análise de Indicadores (SGDAI), Rodrigo de Oliveira Rocha, sobre a missão de coletar, analisar e interpretar dados das atividades jurisdicional e administrativa, transformando-os em informações gerenciais. A Sala conta com uma equipe especializada no manejo de dados, especialmente na elaboração de relatórios, no atendimento às metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e na formulação de painéis estatísticos.
No Laboratório, observaram como são implementadas as práticas inovadoras para aprimorar a prestação jurisdicional, otimizar processos e promover uma Justiça mais ágil e acessível. O secretário-geral da SGGIC, Carlos Mauro Brasil Cherubini, e a diretora do Departamento de Inovação e Desenvolvimento (DEIND/SGGIC), Daniela Cabral Gasparri, conversaram com as visitantes, que se impressionaram com o Gerador de Linguagem Simples.
"Nós temos, no Tribunal de Roraima, um protótipo de Linguagem Simples, mas muito simples. Pretendemos, a partir desta visita, aproveitar o exemplo do Tribunal do Rio para o nosso núcleo de inovação", disse a servidora Cristine Rodrigues.
A diretora do Departamento de Inovação e Desenvolvimento (DEIND/SGGIC), Daniela Cabral Gasparri; o secretário-geral de Governança, Inovação e Compliance (SGGIC), Carlos Mauro Brasil Cherubini; a diretora do Departamento de Governança e Planejamento Estratégico (DEGEP), Michele Vieira; o secretário-geral de Dados Gerenciais e Análise de Indicadores (SGDAI), Rodrigo de Oliveira Rocha; a subsecretária de Processos e Gestão da Qualidade (TJRR), Erika Horta; a analista de Negócios ISO/SGE (TJRR), Cristine Rodrigues; a diretora da Divisão de Apoio à Gestão (DIAGE/SGGIC), Danielle Ribas; e a servidora do TJRJ, Elanir Jansen.
O secretário-geral da SGGIC destacou que o intercâmbio de conhecimentos é importante para toda a Justiça brasileira e uma exigência do CNJ. Ele também pontuou que o TJRJ é referência em gestão de processos. “Trabalhamos com tribunais que não são competidores entre si, são coirmãos. E essa irmandade traz vários frutos, inclusive na área de inovação. As servidoras do Tribunal de Roraima vieram aqui através de uma indicação da Fundação Getulio Vargas, um centro de estudo acadêmico, que considera o nosso trabalho de primeira qualidade em gestão de processos”, ressaltou.
“A nossa ideia é replicar as boas práticas do Tribunal do Rio. Estamos encantadas com a quantidade de iniciativas maravilhosas. Somos um tribunal de pequeno porte, mas saímos daqui refletindo sobre o que poderemos implantar lá”, concluiu a subsecretária de Processos e Gestão de Qualidade do TJRR.
Fotos: Patrícia Grossi
Departamento de Comunicação Interna