Autofit Section
“Quem sente da pele” apresenta o episódio “Laço branco”
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 19/12/2024 14:30

“A ideia da Campanha do Laço Branco é dizer: ‘Nós, homens, estamos junto com as mulheres, nessa luta contra a violência de gênero e em favor do empoderamento da mulher na nossa sociedade. Estamos juntos porque nós não vamos praticar violência contra a mulher e não vamos permitir, não vamos aceitar, que alguém o faça.” A declaração do desembargador Wagner Cinelli, presidente dos Comitês de Promoção da Igualdade de Gênero e de Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual e da Discriminação (COGEN 1º Grau e COGEN 2º Grau),  está no episódio de dezembro do “Quem sente na pele” com o tema “Laço Branco”.
 
O vídeo apresenta também depoimentos do desembargador Alexandre Freitas Câmara, único homem oficialmente integrante da comissão de juristas que assessorou a Câmara dos Deputados na elaboração do texto da Lei Maria da Penha, e de Anna Paula Nienkötter Tavares, coordenadora do Projeto “Não cale a sua voz”, voltado ao acolhimento de mulheres vítimas em Santa Catarina.
“Todos esses movimentos que se destinam à proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade são movimentos igualitários. A grande diferença do machismo para os outros movimentos, como o feminismo, é que o machismo é um movimento supremacista e os outros são movimentos por igualdade. O feminismo não quer que as mulheres se sobreponham aos homens, e sim que sejam iguais aos homens”, destaca Alexandre Câmara.
 
Anna Paula Nienkötter decidiu criar o projeto “Não cale a sua voz” depois de ter sofrido violência doméstica há mais de dez anos. “Além de sermos o quinto país que mais mata mulheres no mundo, em 2023 tivemos um aumento de todas as violências no nosso país, não somente a violência doméstica, mas a violência política, a violência que silencia as mulheres em todos os espaços. Nós precisamos da luta conjunta, homens e mulheres, para que sejamos dignos de olhar uma sociedade que de fato venha a evoluir”, pontuou.
 
“A mulher tem o lugar de fala na questão de gênero, mas é uma questão social, que envolve a dignidade humana. Então, esse tema passa a ser de toda a sociedade. É uma luta de todas as pessoas, homens e mulheres”, conclui o presidente dos COGENs.
 
Campanha Laço Branco
 
“A Campanha Laço Branco: homens pelo fim da violência contra a mulher” foi criada por homens a partir do massacre de Montreal, em 6 de dezembro de 1989, quando um rapaz de 25 anos invadiu a Escola Politécnica de Montreal, matou 14 mulheres e feriu outras 10, além de quatro homens, antes de cometer o suicídio. Nas investigações, foram encontradas cartas onde ele revelava seu ódio pelas feministas e listava quais mulheres iria matar.
 
Quem sente na pele
 
O projeto “Quem sente na pele” é uma série de vídeos promovida pelos Comitês de Promoção da Igualdade de Gênero e de Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual e da Discriminação (COGENs) e produzida pelo Departamento de Comunicação Interna (DECOI) do TJRJ. A série apresenta depoimentos de servidores e servidoras e magistrados e magistradas, com relatos de situações que viveram no dia a dia relativos a temas ligados à discriminação, ao preconceito, à desigualdade e à vulnerabilidade, entre outros.
 
A iniciativa cumpre as determinações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio dos COGENs, comitês criados a partir da Resolução do CNJ n. 351/2020.

Assista ao vídeo:

 


 
Departamento de Comunicação Interna