Autofit Section
Desembargador Marcos Alcino e juiz André Nicolitt são homenageados com retratos na Galeria de Conferencistas Eméritos da Emerj
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 05/05/2023 21:53

Da esquerda para direita: desembargador Marcos Alcino e juiz André Luiz Nicolitt posam ao lado de seus retratos na Galeria de Conferencistas Eméritos da EmerjDa esquerda para direita: desembargador Marcos Alcino e juiz André Luiz Nicolitt posam ao lado de seus retratos na Galeria de Conferencistas Eméritos da Emerj

 

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) inaugurou na tarde desta sexta-feira (5/5) os retratos do desembargador Marcos Alcino de Azevedo Torres e do juiz André Luiz Nicolitt na Galeria dos Conferencistas Eméritos. Docentes por muitos anos da instituição, a homenagem aos magistrados reconheceu a dedicação acadêmica que ambos partilharam com quem passou pela Emerj.   

Sentimento declarado pelo diretor-geral da Emerj, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, durante sua fala. 

“Hoje estamos em festa por esse reconhecimento. É um momento tão importante para a nossa escola. Os magistrados, durante tanto tempo, têm dedicado talento e estudo para o engrandecimento da Emerj. A indicação para figurarem como professores eméritos da nossa Casa surgiu no mandato da desembargadora Cristina Tereza Gaulia e hoje estamos aqui para agraciá-los com essa justa homenagem”. 

Acompanhado de perto pela esposa Patrícia e pelos filhos Victor, Mariana e Paola, o desembargador Marcos Alcino falou da alegria de dividir esse momento especial com tantos amigos queridos. “Estar em um rol tão seleto e com pessoas tão ilustres é uma homenagem relevante e que me alegra muito”, destacou o magistrado.  

Também ao lado das filhas Beatriz e Luiza e da esposa Adriana, o juiz André Luiz ressaltou a importância que essa indicação tem ao homenagear um magistrado negro.  

“O reconhecimento na administração da desembargadora Gaulia foi muito importante e significativo. É óbvio que para estar nesta galeria é preciso preencher critérios mínimos de eficiência e de mérito acadêmico. Mas para além de tudo isso, tenho certeza que também foi uma indicação política com alguém que também se incomodou de entrar nesta sala e não encontrar pessoas pretas. Essa inquietude promoveu, para além do reconhecimento acadêmico, uma decisão política de querer transformar a realidade, para que outras pessoas e alunos pretos entrem nessa sala e acreditem que sim, é possível. Salvo engano sou a terceira ou quarta pessoa preta a compor essa galeria”.  

Marcos Alcino de Azevedo Torres  

É desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro desde fevereiro de 2007. Tem assento efetivo na 27ª Câmara Cível do TJRJ, é presidente do Fórum Permanente de Direito da Cidade e membro do Órgão Especial. É graduado e tem doutorado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).  

André Luiz Nicolitt 

É juiz titular do Juizado Especial Criminal de São Gonçalo, professor permanente do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Direito da UniFG – Guanambi-BA e professor adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF).  É graduado em Direito pela UFF, tem doutorado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa e mestrado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

IA/FS

Foto: Felipe Cavalcanti/TJRJ