Em evento nacional, Museu da Justiça debate preservação do patrimônio histórico
Integrado à agenda da 21ª Semana Nacional de Museus, o Museu da Justiça do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) realizará eventos e palestras para discutir os desafios, compromissos e deveres das instituições culturais do país. O primeiro encontro será nesta segunda-feira (15/5), às 11h, com o debate "Como a preservação e o acesso ao patrimônio podem beneficiar a saúde mental e o capital cultural da comunidade".
A mesa terá a participação da juíza Maria Aglaé Tedesco, do procurador da República Sérgio Gardenghi Suiama, do muséologo do Museu da República André Angulo, e da coordenadora do projeto Roda de Acolhimento para Trabalhadoras Christine Azzi. O evento será na Sala Multiuso do Museu da Justiça, na Rua Dom Manuel, no Centro do Rio. A entrada é franca e a distribuição das 60 senhas disponíveis será feita 30 minutos antes do início.
Em 2023, a Semana de Museus terá como tema "Museus, sustentabilidade e bem-estar". Organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a iniciativa explora a importância do patrimônio cultural na construção da identidade social e individual, destacando seus impactos em diferentes áreas do cotidiano.
A roda de conversa "Como a preservação e o acesso ao patrimônio podem beneficiar a saúde mental e o capital cultural da comunidade" visa explorar os benefícios do diálogo e do acesso ao patrimônio cultural na construção de uma sociedade mais saudável e equilibrada.
Mais informações: ccmj.agendacultural@tjrj.jus.br
JGP/MB