Presidente Ricardo Cardozo tem encontro com juízes da Baixada Fluminense para anunciar planos de gestão do TJ do Rio
Presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Cardozo, conversa com juízes do 4º NUR.
No encontro com juízes do 4º Núcleo Regional nesta sexta-feira (26/5), o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, declarou que a meta da sua gestão é fazer do TJRJ o melhor tribunal do país.
“O nosso tribunal será o melhor em tecnologia e modernização. Somos um time e devemos jogar todos juntos. É como se fosse um barco e todos devemos seguir na mesma direção. Não existem lados, isto é, administração e juízes. Vamos preparar o judiciário para o futuro”, afirmou o presidente.
A reunião foi realizada no Fórum de Duque de Caxias com os juízes daquela comarca e também de Belford Roxo, Japeri, Nilópolis, Nova Iguaçu, Mesquita, Queimados e São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Foi mais uma etapa do cronograma de visitas às comarcas do Tribunal, que o presidente espera concluir neste primeiro semestre.
Segundo o desembargador Ricardo Cardozo, o objetivo é estabelecer um diálogo da administração com os magistrados e ouvir sugestões. Entre os pontos ressaltados pelo presidente está a importância da presença dos magistrados nos fóruns, passado o período de pandemia em que houve necessidade da adoção de medidas de restrição sanitária.
“O advogado precisa encontrar o juiz na Vara, principalmente nas cidades menores do estado. Reconheço que os nossos magistrados são dedicados. A urbanidade no tratamento com quem nos procura nos cartórios é essencial para um judiciário mais humanizado”, apontou o desembargador.
O presidente Ricardo Cardozo também apresentou os planos da sua administração, que completa quatro meses na próxima semana. Falou sobre a modernização do TJRJ, com a criação das Secretarias Gerais e destacou três delas: a Secretaria Geral de Governança, Inovação e Compliance, a Secretaria Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social e a Secretaria Geral de Administração.
Com gestão da juíza auxiliar da Presidência Fernanda Xavier de Brito, a Secretaria de Governança. Inovação e Compliance tem como finalidade oferecer soluções que contribuam para a administração do Tribunal. Uma sala de governança está sendo equipada, onde serão reunidos dados sobre as demandas do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro que serão transmitidos para a Presidência, assim como as propostas de solução, que poderão ser apresentadas pelos juízes.
“Os juízes têm boas ideias e poderão compartilhar conosco. Com isso, encontraremos soluções para os nossos problemas”, explicou a juíza Fernanda Xavier de Brito.
O desembargador Ricardo Cardozo contou que uma das suas principais preocupações é a modernização do sistema de informatização do Tribunal. Consciente da necessidade de dinamização do sistema, o presidente tem se empenhado em encontrar soluções, que vão da substituição dos equipamentos ao aumento da capacidade de transmissão digital.
Responsável pela Secretaria Geral de Tecnologia, o juiz auxiliar da Presidência Alberto Republicano de Macedo Junior disse que, até o fim deste ano, todos os processos do Tribunal estarão digitalizados, inclusive aqueles que forem desarquivados e retornarem para consulta nos cartórios.
O presidente Ricardo Cardozo defende que o Tribunal de Justiça seja uma referência em tecnologia, entre os tribunais de justiça.
Esteve também no encontro o coordenador da Movimentação de Magistrados da Comissão de Políticas Institucionais para Eficiência Operacional e Qualidade dos Serviços Judiciais (Comaq), o desembargador Luiz Márcio Victor Alves Pereira. Na oportunidade, o desembargador disse que a Comaq tem desenvolvido um trabalho de apoio às Varas com maior densidade de processos.
Participaram, ainda, da reunião as juízas auxiliares da Presidência Renata Guarino Martins e Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros; o diretor do Fórum de Duque de Caxias, juiz Maxwel Rodrigues da Silva; o juiz dirigente em exercício do 4º NUR Gustavo Henrique Nascimento Silva; a presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), juíza Eunice Bitencourt Haddad; e os secretários-gerais Bruno Coelho, Francisco Matias e Gabriel Albuquerque.
Os juízes Maxwel Rodrigues da Silva e Gustavo Henrique Nascimento Silva agradeceram a oportunidade do diálogo com o presidente. Já a presidente da Amaerj lembrou que, através do diálogo, se constroem as pontes para solucionar os problemas.
PC / MB
Foto: Rosane Naylor e Bruno Dantas / TJRJ