Autofit Section
Desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo é homenageado com Medalha do Mérito pela Procuradoria Geral do Estado
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 18/08/2023 17:47

http://Desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo é homenageado com Medalha do Mérito pela Procuradoria Geral do Estado

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, foi homenageado, nesta sexta-feira (18/08), com a Medalha do Mérito da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro, em solenidade realizada na sede da Procuradoria, no Centro do Rio. Dez personalidades foram agraciadas, entre as quais a desembargadora Flavia Romano de Rezende, também do TJRJ.  

http://Na foto o desembargador Ricardo Cardozo recebendo a Medalha das mãos do procurador-geral do Estado Bruno Dubeaux

O desembargador Ricardo Cardozo foi o primeiro a receber a Medalha das mãos do procurador-geral do Estado Bruno Dubeaux. Convidado a fazer os agradecimentos em nome dos homenageados, Ricardo Cardozo destacou a honraria.   

O desembargador fez um relato do início da sua trajetória de 34 anos de magistratura, a partir da sua aprovação em primeiro lugar no vestibular para o curso de Direito. Concluída a faculdade, foi instado por seu pai, o desembargador Estenio Cantarino Cardozo (já falecido), a escolher entre um estágio na advocacia ou ter um emprego na área bancária. A opção pelo estágio em um escritório de advocacia se mostrou produtiva, além de permitir o seu primeiro contato com a Procuradoria Geral do Estado.   

“A advocacia pública se destaca pelo compromisso constitucional de se fazer um Brasil mais justo, com o dever de zelar pelos interesses sociais”, disse o desembargador.   

Ricardo Cardozo elogiou o trabalho do procurador Bruno Dubeaux, pelo permanente diálogo com a Corte da Justiça e na missão de conduzir a Procuradoria Geral. Na oportunidade, o presidente convidou a Procuradoria a participar da iniciativa pioneira dos quatros tribunais sediados no Rio de Janeiro, com o objetivo de avançar na eficiência e rapidez da prestação jurisdicional no estado. A ser instalado na próxima terça-feira, dia 22, o colegiado será composto pelo TJRJ, pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), pelo Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1) e pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ).  

O procurador Bruno Dubeaux agradeceu a presença dos homenageados e, dirigindo-se ao presidente do TJRJ, destacou a recente instalação da Escola de Mediação (Emedi), que visa capacitar mediadores e conciliadores para atuar tanto na primeira como na segunda instância, nas esferas cível e criminal, em casos de infrações de menor poder ofensivo. Ele também fez um balanço dos projetos implementados na sua gestão.   

Além do presidente do TJRJ e da desembargadora Flavia Romano foram agraciados com a Medalha do Mérito da PGR o presidente do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, Rodrigo Melo do Nascimento; o procurador-geral do Município do Rio de Janeiro, Daniel Bucar; as procuradoras do estado, Vera Lúcia Kirdeiko, Marcia Latgé Mannherimer, e Claudia Freze (in –memoria) – a honraria foi recebida pelo marido e filhos,  os procuradores do estado, Victor Farjalla e Marcelo Rocha de Mello Martins;  e o servidor da PGR, Willian Melo Braga.  

Compareceram à cerimônia, os ex-presidentes do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Sérgio Cavalieri Filho (biênio 2005/2006) e Luiz Zveiter (biênio 2009/2010), os juízes auxiliares da Presidência, Renata Guarino, Ana Paula Monte Barros e João Luiz Ferraz de Oliveira Lima e o juiz Ricardo Lafayette Campos, da 1ª Vara Cível da Ilha do Governador.   

A mesa da cerimônia foi composta pelo procurador-geral do Rio de Janeiro, Bruno Dubeaux; pelo presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Cardozo; pelo presidente do Tribunal Regional Federal/ 2ª Região, desembargador Guilherme Calmon da Gama; junto com o secretário da Casa Civil, Nicola Miccione;  a subprocuradora de Justiça do Rio de Janeiro, Ediléa Cesario;  a defensora pública-geral do Rio de Janeiro, Patrícia Cardoso Maciel Tavares; a presidente dos Procuradores do Rio de Janeiro, Adriana Bragança; a corregedora-geral da PG,  Daniele Uryn;  e o ex-presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro Thiers Montebello (2001 a 2021).   

Medalha  

A Medalha do Mérito da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro foi instituída pelo Decreto Estadual nº 39.246 e regulamentada pela Resolução PGE nº 2.170/2006, com o objetivo de agraciar personalidades que têm contribuído com relevantes serviços na trajetória da advocacia pública, em especial da Procuradoria Geral do estado.    

 

PC/FS 

 Fotos: Rosane Naylor