Desembargador Marcus Henrique Basílio ganha retrato na Galeria de Segundos Vice-Presidentes
Da esquerda para a direita: a juíza Marcia Succi, representando a presidente da Amaerj, juíza Eunice Haddad; o desembargador Luiz Zveiter; o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; a 2ª vice-presidente do TJRJ, desembargadora Suely Lopes Magalhães; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcus Henrique Basílio com sua esposa Cláudia; e o 3º vice-presidente do TJRJ, desembargador José Carlos Maldonado de Carvalho
Atual corregedor-geral da Justiça, o desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio teve retrato inaugurado, na tarde desta terça-feira (5/9), na Galeria dos Ex-Segundos Vice-Presidentes do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). Na ocasião, o corregedor foi prestigiado por servidores e magistrados, como o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; a 2ª vice-presidente, desembargadora Suely Lopes Magalhães; o 3º vice-presidente, desembargador José Carlos Maldonado; e o ex-presidente do TJRJ no biênio 2009/2010, desembargador Luiz Zveiter, entre outras autoridades.
Em sua fala, o presidente Ricardo Cardozo relembrou que ambos ingressaram na Magistratura em 1988.
“Nosso conhecimento data de quarenta anos. Marcus Basílio é um magistrado sério e comprometido com a Justiça. À frente da Segunda Vice-Presidência, Sua Excelência teve um papel de destaque, especialmente no que diz respeito ao Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF). O afinco e o amor com que trabalhou geraram uma votação para Corregedoria que poucos tiveram neste tribunal. Eu fico feliz de tê-lo na Administração”, declarou.
A esposa do corregedor, Cláudia Basílio; o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Cardozo; a 2ª vice-presidente, desembargadora Suely Magalhães; e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcus Henrique Basílio, inauguram o retrato na galeria
O desembargador Marcus Henrique Basílio foi 2º vice-presidente do TJRJ no biênio 2021/2022. Acompanhado da esposa Cláudia e dos filhos Marcus Vinícius e Paula, ele agradeceu a iniciativa, e citou os nomes que compuseram a sua equipe de trabalho.
“Fico feliz por essa solenidade. Eu nunca tinha me visto na alta Administração do TJ. Não achava que era meu perfil. Porém, não pude negar um pedido do desembargador Henrique Figueira para que eu concorresse a 2º vice. Com a mudança regimental que veio a seguir, passamos a abarcar a área criminal. E todos sabem como a demanda aumentou. Acho que realmente fizemos um bom trabalho. Mas não fui somente eu e, sim, a equipe. Todos eles foram fundamentais para o sucesso”, disse.
A atual 2ª vice-presidente do TJRJ, desembargadora Suely Magalhães, ressaltou que a aposição de uma foto na galeria marca a história do tribunal. “Estamos reunidos para homenagear um colega querido. É um dia de felicidade, em que podemos dizer o quanto foi bom tê-lo como 2º vice e, atualmente, como corregedor-geral da Justiça”.
Nascido em Niterói, Marcus Henrique Pinto Basílio é formado em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como defensor público entre 1985 e 1988, quando ingressou na Magistratura fluminense. Promovido a desembargador em 2005, foi 2º vice-presidente no biênio 2021/2022. Atualmente é corregedor-geral da Justiça.
MG/MB
Fotos: Felipe Cavalcanti/ TJRJ