TJRJ é finalista em duas categorias no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) é finalista em duas categorias do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça deste ano. O podcast ‘Rui Barbosa, 100 anos depois: legado e justiça’ foi escolhido na categoria Mídia Radiofônica, e o artigo acadêmico ‘Uma análise qualitativa e quantitativa do papel instrucional da Assessoria de Imprensa do TJ do Rio’ figura entre os três mais destacados do segmento Artigo Acadêmico. As duas produções foram realizadas pela Assessoria de Imprensa do TJRJ. A cerimônia de nomeação dos vencedores será durante a 17ª edição do Conbrascom, nos dias 8, 9 e 10 de novembro, em Belém. É a primeira vez que o TJRJ é finalista em dois segmentos numa mesma edição.
O podcast conta a história de Rui Barbosa, suas realizações e protagonismo jurídico. O documentário ouviu jornalistas, cientistas políticos, pesquisadores e o próprio presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo. Em pouco mais de 20 minutos, os especialistas analisam, contam histórias e revelam particularidades da Águia de Haia. O podcast conta ainda com trechos de discursos de Rui Barbosa, interpretados para dar mais vivacidade ao peso de suas palavras.
O podcast está disponível no Spotify e pode ser ouvido neste link.
Já o artigo acadêmico examina o papel instrucional da Assessoria de Imprensa do TJRJ no relacionamento com a mídia. Foram analisados 500 de 2.500 demandas de diferentes veículos de comunicação em cinco meses de pesquisa. Os resultados mostram que o papel educativo do assessor de imprensa ajuda a elucidar demandas e resolver focos de crises. O artigo foi assinado pelo servidor e chefe do Serviço de Redes Sociais do TJRJ, Felipe Barreto, com colaboração da analista de mídias sociais, Vitória Lima.
Sobre o Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça
O Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça tem como objetivo reconhecer e valorizar as ações voltadas ao desenvolvimento da cidadania e à inclusão social, de autoria das assessorias de comunicação social dos órgãos ligados ao Sistema de Justiça (Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil), tribunais de contas e instituições afins. Comemorando mais de duas décadas em 2023, a presente edição da registrou um recorde de 400 inscrições nas 12 categorias da premiação, com representação nas cinco regiões brasileiras.
Este ano, a 17ª edição do Conbrascom será realizada em Belém (PA) e conta com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (AM/PA). A temática é “Diálogos na Amazônia: a comunicação como instrumento de transformação e defesa das instituições”.
Em 2022, o TJRJ conquistou o prêmio na categoria ‘Mídia Digital, com a Central de Atendimento ao Turista. Em 2020, o Tribunal foi agraciado pela primeira vez com um artigo acadêmico sobre comunicação pública e redes sociais.
FB/MB