Exposição fotográfica “Narrativa de uma Beleza 2.0” é inaugurada no Fórum do Méier
Em celebração ao mês da Consciência Negra, o Fórum Regional do Méier, na Zona Norte do Rio de Janeiro, está promovendo gratuitamente a exposição “Narrativa de uma Beleza 2.0”, até o dia 30 de novembro, das 11h às 18h. Produzida pela primeira vez em 2018, a exibição da fotógrafa Sìmone Frãnsisco visa exaltar a graciosidade da cultura e do povo negro de uma forma que foge do comum, misturando elementos da ancestralidade com a contemporaneidade.
A exibição, desta vez, além de contar com fotografias premiadas, como a da ”Zilda Preta Velha”, um retrato da mãe de Sìmone, que foi finalista no Prêmio Walter Firmo em 2019, também adquiriu imagens inéditas. São mais de 30 fotos divididas em três momentos. O primeiro ato enaltece a ancestralidade, valorizando ritos e pinturas corporais tribais; o segundo ato apresenta uma estética baseada em um estilo musical associado às lutas afro-americanas por direitos civis na década de 1960; e o último, é dedicado ao afrofuturismo.
“Minha inspiração foi a necessidade de representar a beleza negra de uma maneira que transcende o convencional sob uma ótica singular, inovadora e surpreendente - além da vontade de enaltecer a cultura afro-brasileira, elevar a fronteira da estética e da moda em sua essência. Desejo que cada imagem seja uma janela para contemplação, que possibilita tocar o coração das pessoas e despertar emoções. Que seja um convite para reflexão e um tributo ao poder da fotografia como forma de expressão”, apontou a fotógrafa.
Sìmone Frãnsisco
Sìmone começou a estudar fotografia em 2003 e, após alguns anos, obteve o diploma de pós-graduação em fotografia pela Universidade Unyleya, no Rio de Janeiro. Ao longo dos anos, trabalhou com moda em Milão, na Itália, e teve suas imagens expostas no México e na Argentina. Autora de quatro livros, ela também teve seu trabalho publicado em revistas de grande circulação no mundo feminino.
Serviço:
8 a 30 de novembro, das 11h às 18h
Fórum Regional do Méier
Rua Aristides Caire nº 53, bairro Méier
Entrada Franca
*KB/SP
*Estagiária com supervisão de SP
Fotos /Jessica Cassimiro/Divulgação