IdeaRio: TJRJ inaugura laboratório de inovação
O secretário-geral de Governança, Inovação e Compliance Carlos Mauro Brasil Cherubini mostra a sala do IdeaRio aos presidentes do TRT1, desembargador César Marques; do TRF2, desembargador Guilherme Calmon; e do TJRJ, desembargador Ricardo Cardozo
Uma mudança no foco do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Esta é a proposta do IdeaRio - Laboratório de Inovação, inaugurado na segunda-feira (11/3), no Fórum Central. O novo espaço busca incentivar a cultura da inovação e melhorar os serviços prestados pela Justiça fluminense.
“É um caminhar que deixa para trás tudo que é analógico para que a gente pense nesse novo mundo que se apresenta. É para deixar muito evidenciada essa nova visão do Poder Judiciário. Hoje não queremos voltar ao tempo do papel, das tabelas manuais. Queremos inovar, estar sempre com projetos novos”, afirmou o presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo.
A juíza auxiliar da Presidência Fernanda Xavier de Brito, a desembargadora Maria Isabel Paes Gonçalves, a juíza Márcia Alves Succi; o presidente do TRF2, desembargador Guilherme Calmon; e o presidente do TRT1, desembargador Cesar Marques Carvalho
IdeaRio - Laboratório de inovação
A sala do IdeaRio, laboratório de ideias e inovação, é inaugurada no TJRJ
O espaço busca implementar práticas inovadoras que possam melhorar a prestação jurisdicional, otimizar processos e promover uma justiça mais ágil, acessível e atendendo às necessidades da sociedade por meio de soluções criativas e eficientes. Com móveis coloridos e um espaço para reunião com mesas que formam uma colmeia, podendo ser reorganizadas em diferentes formatos, e painéis móveis, o novo laboratório do TJ atua como um catalisador de ideias, reunindo servidores, magistrados, acadêmicos e até mesmo cidadãos, todos pensando coletivamente em soluções inovadoras. O IdeaRio utiliza metodologias ágeis e ferramentas de Design Thinking para criar modelos e testar novas ideias com foco na melhoria contínua dos serviços prestados ao usuário.
Em breve, será realizado, por exemplo, um trabalho de inovação para pensar como melhorar a acessibilidade dos idosos no TJRJ, não apenas motora, mas, também, facilitar o entendimento da linguagem jurídica. Neste sentido, o IdeaRio já produziu materiais para facilitar o entendimento da mensagem e, consequentemente, contribuir para a inclusão do cidadão. Entre eles, estão o Manual da Linguagem Simples, o Manual Prático da Linguagem Simples, o Dicionário Jurídico, o Vocabulário de Imagens e as Tirinhas Jurídicas.
“É um ambiente totalmente colorido, que proporciona a criatividade. Tem esse formato por este foco. Ali serão desenvolvidos todos os projetos que nós imaginamos. Se um magistrado, um servidor, tem uma ideia, é para ali que vai para saber se é viável ou não. Os laboratoristas têm essa função, pensar o tribunal, no que é melhor para a Justiça fluminense”, disse o desembargador Ricardo Cardozo.
Estiveram presentes na inauguração o presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região, desembargador Guilherme Calmon Nogueira da Gama, e o presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 1ª Região, desembargador Cesar Marques Carvalho; a desembargadora Maria Isabel Paes Gonçalves, presidente da Comissão de Políticas Institucionais para Eficiência Operacional e Qualidade dos Serviços Judiciais – Comaq; a juíza auxiliar da Presidência Fernanda Xavier de Brito; a juíza Márcia Succi, representando a presidente da Amaerj, juíza Eunice Haddad, entre outras autoridades.
SF/MB
Fotos: Brunno Dantas e Rosane Naylor/TJRJ