Alienação parental é tema de palestra realizada pelo Nupemec
Psicóloga Vivian Guerra aborda alienação parental em palestra na Escola de Mediação
O Serviço de Apoio à Justiça Restaurativa (Seaju), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), promoveu, nesta terça-feira (16/4), o Programa de Aprimoramento para Mediadores com a palestra “Acusações de Alienação Parental e o escalonamento do conflito: melhor interesse da criança? ”
O encontro reuniu 25 mediadores e servidores do Tribunal de Justiça do Rio, na Escola de Mediação do Estado do Rio de Janeiro, e foi comandado pela psicóloga do TJRJ Vivian Guerra Dornellas Camara que atua em Varas de Família e é mestre em Psicologia Clínica – Casal, Família e Criança; especialista em Psicologia Jurídica; e em Psicanálise, Traumas e Urgências Subjetivas.
Para a coordenadora-geral do Nupemec, Claudia Maria Ferreira de Souza, a iniciativa vai possibilitar que mediadores transformem os conflitos em algo positivo. “Mesmo que vocês se deparem com a dificuldade da convivência, vocês terão ferramentas e elementos que ajudarão na escuta, conhecendo, identificando e dando encaminhamento aos casos. ”
“Espero que seja o início de novos encontros. É importante pensarmos na saúde das famílias e no trabalho da mediação, principalmente no cenário atual de polarização e escalonamento dos conflitos. Quando falamos de família, não podemos ficar apenas no superficial. É preciso ter uma atuação sensível e, ao mesmo tempo, crítica”, explicou a psicóloga Vivian Guerra.
IA/MB
Fotos: Brunno Dantas/TJRJ