Museu da Justiça oferece programação especial na 22ª Semana Nacional de Museus
O Museu da Justiça oferece nesta semana uma programação especial em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado no dia 18 de maio, e à 22ª Semana Nacional de Museus, que tem como tema “Museus, Educação e Pesquisa”.
Oficina Acervos Conectados
As atividades começam nesta segunda-feira (13/5), às 14h, com a oficina “Acervos Conectados”. Nesta programação, os visitantes têm a oportunidade de conhecer as etapas técnicas de preservação, organização, guarda e disponibilização dos acervos históricos do Poder Judiciário Fluminense. Além disso, museólogos e museólogas, arquivistas, historiadores e historiadoras e educadores e educadoras apresentarão o trabalho desenvolvido na instituição.
Devido ao alto nível de procura, foi aberta uma segunda turma para a oficina, que irá acontecer nesta sexta-feira (17/05), às 15h. [Link para inscrição] (https://www.sympla.com.br/acervos-conectados---visita-mediada-aos-acervos-do-museu-da-justica__2462398).
Exposição Rosto de Mulher
Já na próxima quarta-feira (15/05), haverá a inauguração da exposição “Rosto de Mulher”, do cineasta brasileiro Jarsom Wayans. Ela é inspirada nas cartas da mãe do diretor e curador, mostrando por meio de seis obras, as etapas e circunstâncias pelas quais uma mulher pode se tornar vítima da violência, desde a adolescência até a maturidade. A abertura ocorrerá às 16h, no Espaço de Arte Desembargador Deocleciano Martins de Oliveira Filho, no hall de entrada da Lâmina III.
Troca de Livros
Também haverá o evento Troca de Livros, que no dia 16/05, às 12h, recebe a juíza de Direito no TJRJ e bacharel em museologia, Dra. Maria Aglaé Tedesco Vilardo. Ela abordará as interconexões entre a magistratura, a museologia e a memória, neste Troca de Livros especial.
Eventos no Museu da Justiça de Niterói
O Museu da Justiça em Niterói promoverá a oficina “Arte e Sustentabilidade: A Reconstrução do Olhar”, tendo como base a exposição de mesmo nome, do artista e professor Marcos Lanzieiro. A atividade terá como objetivo brincar com a imaginação do público, através do lúdico, explorando a criatividade por meio de materiais reutilizados, visando a transformação para uma nova consciência em relação ao meio ambiente.
Para isso, haverá contação de histórias sobre a vida do artista brasileiro Cândido Portinari, e a oficina reproduzirá imagens de Brodowski, cidade natal do artista, de acordo com a imaginação das crianças e visitantes, utilizando cartolinas, EVA, cola branca, tesouras, tintas, pincéis, bandejas de isopor, tampinhas de garrafa pet, figuras da cidade natal de Portinari e suas obras. A oficina ocorre nos dias 13, 14, 15 e 17 de maio.
Ainda em Niterói, no dia 14/05, às 12h, o Troca de Livros terá como convidados para uma conversa Luciano Nascimento, Doutor em Literatura e especialista em psicopedagogia clínica e institucional, e Luciana Pacheco, mãe de PCD, graduada em medicina veterinária e com atuação em psicopedagogia. As convidadas e o convidado abordarão o tema "Um dedo de prosa sobre a Educação Inclusiva: muitos deveres, poucos direitos, e uma oportunidade".
Informações adicionais
Para saber mais sobre a programação e os eventos, acesse o site do Museu da Justiça: https://portaltj.tjrj.jus.br/web/museu