Autofit Section
Programa Justiça Cidadã chega aos 20 anos com abertura de nova turma regular
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 14/05/2024 20:37

Como funciona o Judiciário? O que é um processo? Quais os meus direitos de consumidor? Justiça Restaurativa: como funciona? Essas e outras perguntas, respondidas nos últimos 20 anos aos milhares de alunos do Programa Justiça Cidadã, serão mais uma vez esclarecidas com a abertura da 43ª turma regular do programa. A aula inaugural ocorreu nesta terça-feira (14/5), no Fórum do Méier, com mais de 40 participantes.

O Justiça Cidadã completa 20 anos e destaca-se pela fidelidade de muitos estudantes. Importante esclarecer que não se trata de repetentes; são, na verdade, agentes comunitários que veem em cada nova edição do programa uma oportunidade para atualizar seus conhecimentos. É o caso de Nilceia dos Santos. Há mais de uma década, ela participa ativamente das aulas.

"O aprendizado não é um sacrifício, mas sim uma construção que nos edifica e que ninguém pode nos tirar. Quando aprendemos, transmitimos esse conhecimento para outras pessoas. É gratificante estar sempre adquirindo novas informações”, compartilha Nilceia, moradora de Campo Grande, que atravessou a Avenida Brasil para participar das aulas no 3º andar do Fórum do Méier.

O entusiasmo de Nilceia ajudou a tranquilizar Isabela Paranhos, colega de turma e assistente social. Na sua primeira experiência como aluna do curso, Isabela estava ansiosa, mas rapidamente percebeu o valor do programa. "Eu comecei hoje, mas já acho o Justiça Cidadã maravilhoso. O conhecimento que juízes e servidores compartilham conosco é algo que levamos adiante, enriquecendo não apenas nossas vidas, mas também a comunidade como um todo", avalia.

A diretora do Fórum do Méier, juíza Claudia Marcia Gonçalves Vidal, saudou os alunos e apresentou as diretrizes do programa. "O Justiça Cidadã busca educar e capacitar nossos cidadãos sobre seus direitos e deveres, com o objetivo de construir uma sociedade mais justa e democrática. Vocês estão aqui para se tornarem multiplicadores de conhecimento, capazes de transformar sua comunidade e fortalecer as bases de nossa democracia."

A aula inaugural ficou a cargo do analista judiciário Marcos Rolim, que representou a coordenadora do programa, desembargadora Cristina Gaulia. O tema foi a organização do Poder Judiciário.

Sobre o Programa

O Programa Justiça Cidadã se dedica à capacitação de agentes multiplicadores, como lideranças comunitárias, gestores sociais e membros de associações, oferecendo uma série de 15 aulas sobre Direito Constitucional, Penal, Civil, de Família, Código de Defesa do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, e o funcionamento dos Juizados Especiais.

Ministrado voluntariamente por desembargadores, juízes, servidores públicos e promotores de justiça, o programa visa universalizar o acesso à justiça, promover a paz social e fomentar o uso consciente de órgãos públicos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e informada. O Justiça Cidadã tem coordenação da desembargadora Cristina Gaulia e é vinculado à Secretaria Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS).

FB/FS