Autofit Section
Presidente do TJRJ abre exposição “Rosto de Mulher” na Lâmina III
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 15/05/2024 20:16


Exposição Rosto de Mulher foi inaugurada nessa quarta, 15, na Lâmina III do Fórum Central

 

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, abriu, nesta quarta-feira (15/5), a exposição “Rosto de Mulher”, com curadoria e direção do cineasta equatoriano Jarsom Wayans. “São obras que tem por fim lembrar esse grande problema que assola a sociedade que é a violência doméstica, para que possamos refletir sobre isso”, ressaltou o presidente do TJRJ. Em cartaz até 11 julho, das 11h às 17h, no Espaço de Arte Desembargador Deocleciano Martins de Oliveira Filho, no hall da Lâmina III, a mostra conta com obras dos artistas Jarsom Wayans, Yasmim Dias, Natf (Natalia Flores), Isabel Figueira e Hudson Batista.

Inspirada nas cartas da mãe do diretor, a mostra revela, por meio de seis obras, as etapas e circunstâncias pelas quais uma mulher pode se tornar vítima da violência, desde a adolescência até a maturidade. A inspiração vinda das memórias de uma mulher que lidou com um mundo selvagem, cruel e marcado pelo machismo, oferece espaço para a autoeducação e reflexão. 

De acordo com Jarsom Wayans, a proposta do projeto é criar um espaço de diálogo sobre a violência contra a mulher de forma educativa. “O que queremos propor é no sentido de como educar e atrair mais pessoas a partir do olhar de cada uma dessas mulheres”, explicou.  

Os grafites e histórias em quadrinhos da artista Natf retratam a selvageria da sociedade em relação às mulheres negras, enquanto as fotografias da jovem indígena Isabel Figueira e o documentário “Marias”, de Yasmim Dias, também contribuem para essa reflexão. A exposição conta ainda com a participação especial das obras fotográficas da intervenção “Verborragia”, dirigida por Hudson Batista, da Gudi Hud Produções, e fotografada por Bendito Benedito. Durante a visita, o público pode vivenciar uma experiência sensorial com o mar, por meio de uma interação de som e imagem.

“É um outro olhar, mas que espelha, que rebate o que queremos mostrar, colocar a arte a serviço da defesa das situações de vulnerabilidade”, pontuou a diretora do Museu da Justiça, Siléa Macieira.  

Também estiverem presentes na abertura da exposição o desembargador Agostinho Teixeira de Almeida Filho, a produtora da mostra “Rosto de Mulher” Emanuele Sanuto e a advogada Ana Paula Carvalho. 
 
Exposição “Rosto de Mulher”
Espaço de Arte Desembargador Deocleciano Martins de Oliveira Filho 
Visitação de segunda a sexta, das 11h às 17h 
Hall da Lâmina III Rua Dom Manuel, 37 – Centro, Rio de Janeiro/RJ 
Classificação Livre 
Participação franca
Fotos: Felipe Cavalcanti/TJRJ
MB/ MG