Autofit Section
Presidente do TJRJ recebe visita da Representante Especial do Secretário Geral das Nações Unidas sobre Violência contra Crianças
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 20/06/2024 22:12

Da esquerda para a direita: Flavia Antunes, chefe do escritório do Unicef no Rio de Janeiro; Marcos Kalil, oficial de Proteção à Criança do Unicef no Brasil; a juíza auxiliar da Presidência do TJRJ Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros; a juíza Gisele Guida de Faria, titular da 1ª Vara Especializada em Crimes contra a Criança e o Adolescente (VECA); o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; Najat Maala M’jid, Representante Especial do Secretário Geral das Nações Unidas sobre Violência contra Crianças; desembargadora Daniela Brandão Ferreira, presidente da Cevij; Luiza Teixeira, oficial de Proteção à Criança do Unicef no Brasil; e Mánus de Barra, oficial de Proteção Infantil da Unicef

 

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, recebeu, nesta quinta-feira (20/6), a Representante Especial do Secretário Geral das Nações Unidas sobre Violência contra Crianças, Najat Maalla M’jid. No encontro, foi anunciado o início, ainda neste mês de junho, de um estudo abrangente, em nova ação da parceria do TJRJ com o Unicef, destinado a elucidar o perfil das crianças vítimas envolvidas nos processos judiciais no âmbito da Vara Especializada em Crimes contra Crianças e Adolescentes (VECA).

O estudo objetiva obter subsídios para a elaboração de políticas públicas direcionadas e eficazes para a prevenção e resposta às violências cometidas contra crianças e adolescentes no Rio de Janeiro.

Em visita ao Brasil para entender os avanços e desafios do país no combate à violência contra a infância e adolescência, a representante do Unicef teve a oportunidade de conhecer de perto os projetos e ações desenvolvidas pelo Judiciário fluminense voltadas à prevenção e ao combate da violência nessa área.

 “O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro é um parceiro de primeira hora do Unicef. A partir do memorando de entendimento que assinamos, ampliamos o horizonte de ações e metas para enfrentar os grandes desafios voltados para garantir a proteção da criança e do adolescente. Esse é um compromisso que assumi, não só como chefe do Poder Judiciário, mas como cidadão. Estamos todos juntos nessa batalha”, destacou o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo.

A chefe do escritório do Unicef no Rio de Janeiro, Flavia Antunes, pontuou a importância da pesquisa em parceria com o TJRJ.

“Nós do Unicef estamos muito felizes com essa parceria com o TJRJ, para o início de uma pesquisa co-construída, para que possamos entender melhor o perfil dos casos que chegam à VECA, uma vara recém-estabelecida aqui no Judiciário do Rio de Janeiro. Conhecer esse perfil, minimamente ajuda a gente a desenhar melhores esforços e intervenções para formarmos um quadro maior de enfrentamento à violência contra a criança e o adolescente no estado”, avaliou Flavia Antunes.

A presidente da Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas da Infância e da Juventude e do Idoso do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (Cevij), desembargadora Daniela Brandão, que também participou do encontro, comemorou a parceria com o Unicef e o início da pesquisa sobre o perfil da criança vítima a partir do acervo da VECA.

“A partir dessa parceria com o Unicef teremos um pesquisador para trabalhar junto à VECA. Isso é muito importante, pois quem tem dados, tem informação, o que é essencial para qualquer planejamento de ação. Essa visita foi muito importante para o Tribunal e fico muito feliz de ver que a Representante Especial do Secretário Geral das Nações Unidas sobre Violência contra Crianças, saiu muito impressionada com as iniciativas desenvolvidas no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro”, afirmou a presidente da Cevij.

Também participaram da visita, a juíza Gisele Guida de Faria, titular da 1ª Vara Especializada em Crimes contra a Criança e Adolescente (VECA), a juíza auxiliar da Presidência do TJRJ Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros e os oficiais de Proteção à Criança do Unicef no Brasil, Marcos Kalil, Luiza Teixeira e Mánus de Barra.

O presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo e Najat Maala M’jid, Representante Especial do Secretário Geral das Nações Unidas sobre Violência contra Crianças 

 

JM/FS/MB


Fotos: Felipe Cavalcanti, Rosane Naylor/TJRJ