Museu da Justiça inaugura visita teatralizada com "Ruy Barbosa"
Após dez anos, a visita teatralizada retorna aos Museus da Justiça do Rio e de Niterói
“Que porta tão grande para um homem tão pequeno”. Foi com essa conhecida frase que o personagem Ruy Barbosa abriu o seu discurso ao adentrar a Biblioteca Histórica do Museu da Justiça do Rio, na tarde desta terça-feira (06/08). Em sua primeira visita guiada da temporada, “Ruy Barbosa”, com seu típico bigode e cartola, passeou pelos espaços do Museu ao lado do presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Cardozo, da desembargadora Renata França Fadel e de outros visitantes.
Trazendo referências clássicas da literatura brasileira, o personagem Ruy Barbosa caminhou pelos principais espaços do Museu, como o Tribunal Pleno, o Salão dos Espelhos e o Tribunal do Júri. A visita teatralizada foi retomada, após quase 10 anos de ausência, a pedido do desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo e faz parte de um projeto que visa aproximar o Judiciário da população, especialmente os estudantes.
Ao lado da desembargadora Renata França Fadel e de "Ruy Barbosa" , o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, destacou que a visita guiada pelo ilustre personagem é uma grande atração, especialmente para jovens e crianças
“Esse é um projeto interessante que as crianças vão gostar com certeza”, enfatizou o presidente do TJRJ na abertura do evento.
Além da visita ao Museu da Justiça do Rio, o personagem Ruy Barbosa também estará no Museu da Justiça de Niterói, contando histórias e explorando os detalhes arquitetônicos do lugar.
Grandeza histórica
Justiça, liberdade e educação nortearam as ações do jurista Ruy Barbosa, personagem que se destacou nos primeiros anos da República no Brasil. Além de advogado, o “Águia de Haia” também foi jornalista, senador, ministro da Fazenda, da Justiça e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL).
“A gente quis fazer uma homenagem ao Ruy Barbosa devido a grandeza que ele representou para o Brasil”, pontuou o chefe da agenda cultural do Museu Sérgio Von Sydow.
Interagindo com o público, “Ruy Barbosa” discursou sobre o Direito, a Justiça e a história do Brasil, que por vezes, confunde-se com sua própria história. Para o ator Márcio Menta, que interpreta o personagem, a arte e a história se complementam e se tornam mais interessantes para o público. “A história sendo contada cara a cara é mais latente, mais vívida. E é mais atrativa para as pessoas que estão participando”, observou.
Como agendar
As visitas no Museu da Justiça do Rio e de Niterói são gratuitas, duram 50 minutos e são limitadas a público máximo de 40 pessoas. O agendamento para a visita teatralizada no Museu da Justiça do Rio pode ser feito através do e-mail museu.educativo@tjrj.jus.br ou (21) 3133-2721 e no Museu da Justiça de Niterói pelo e-mail museu.niteroi@tjrj.jus.br ou (21) 3002-4284.
KB/FS
Fotos: Felipe Cavalcanti