Autofit Section
Presidente do TJRJ entrega Colar do Mérito Judiciário a ministro do STJ
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 16/08/2024 19:31
Desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo condecorou o ministro Reynaldo Soares da Fonseca com a maior honraria do Judiciário fluminense

Participaram da cerimônia de entrega do Colar o desembargador federal Theophilo Antonio Miguel Filho, a desembargadora Ana Cristina Nascif Dib Miguel,  a juíza Eunice Haddad, presidente da Amaerj;  o ministro Reynaldo Soares da Fonseca, agraciado com a honraria;  o desembargador Ricardo Cardozo, presidente do TJRJ; o desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro,  o desembargador Mauro Martins, o desdesembargador Carlos Santos de Oliveira, o desembargador federal Aluisio Mendes e o desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, diretor-geral da Emerj

 

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, condecorou com Colar do Mérito Judiciário o ministro do Superior Tribunal de Justiça Reynaldo Soares da Fonseca. A entrega da comenda, relativa ao Dia da Justiça do ano passado, foi realizada nesta sexta-feira (16/8), no gabinete da Presidência do TJRJ.

“É a maior honraria que nosso Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro concede, em dezembro, no Dia da Justiça, a personalidades de todo o Brasil e Vossa Excelência, com muita honra para a gente, foi um dos agraciados para receber o Colar do Mérito Judiciário. Essa medalha é uma condecoração que já existe há muitos anos e que nós, com grande satisfação, entregamos a Vossa Excelência como uma homenagem do nosso Tribunal”, enfatizou o presidente do TJRJ.

O ministro Reynaldo Soares da Fonseca agradeceu a homenagem, demonstrando sua satisfação pela comenda recebida do Judiciário fluminense.

“É uma satisfação enorme receber do grande Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que é uma referência nacional, que já nos deu, e segue nos dando, homens públicos da melhor qualidade, tal como o senhor presidente aqui. No STJ, temos três representantes deste Tribunal, os ministros Luis Felipe Salomão, Marco Aurélio Bellizze Oliveira e Antonio Saldanha Palheiro. Portanto, recebo essa comenda como homenagem aos magistrados, como todos nós, mas em especial aos magistrados das regiões Norte, Nordeste e do Centro-Oeste, já que estou há tantos anos em Brasília. Muito obrigado e saiba que guardarei com todo carinho e procurarei honrar essa medalha desse tribunal honrado e brilhante”, disse o ministro do STJ.

Participaram da cerimônia de entrega da comenda, o diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo; a presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), juíza Eunice Haddad; os desembargadores Carlos Santos Oliveira, Gabriel de Oliveira Zéfiro, Mauro Martins, Ana Cristina Nascif Dib Miguel e os desembargadores federais Theóphilo Antônio Miguel Filho e Aluisio Mendes.
 
Ministro Reynaldo Soares da Fonseca

Antes de tomar posse como ministro do STJ, em 2015, o maranhense Reynaldo Soares da Fonseca foi desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Nascido em São Luís em 1963, formou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão em 1986. Mestre em Direito Público pela PUC-SP, foi professor da Universidade Federal do Maranhão, onde lecionou disciplinas de Direito Agrário, Teoria Geral do Direito, Direito Constitucional e Direito Administrativo.

Colar do Mérito Judiciário


O Colar do Mérito Judiciário foi instituído pela Resolução nº 14, de 2 de dezembro de 1974, do TJRJ. De grau único, a condecoração é uma medalha tipo comenda, em metal dourado, esmaltada em azul e branco, tendo ao centro a insígnia do Estado do Rio de Janeiro com a inscrição “Tribunal de Justiça, ano de 1974”, a ser usada com fita azul e branca. A outorga do colar é realizada em solenidade do Tribunal de Justiça no dia 8 de dezembro de cada ano, quando se comemora o “Dia da Justiça”.

JM/FS
Fotos de Felipe Cavalcanti e Rosane Naylor