Autofit Section
TJRJ sela 160 histórias de amor no maior Casamento Comunitário do ano na Catedral Metropolitana
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 26/08/2024 09h45

TJRJ sela 160 histórias de amor no maior Casamento Comunitário do ano na Catedral Metropolitana

As imponentes portas da Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro se abriram neste sábado (24/8) para acolher 160 casais prontos para selar suas histórias de amor perante a lei e a fé. Na maior edição do Casamento Comunitário do ano, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) transformou uniões estáveis em matrimônios oficiais.

O eco das vozes emocionadas preenchia a nave central da Catedral, enquanto casais como Diego Júlio e Glenda, companheiros há 18, aguardavam o momento de dizer o tão sonhado "sim". Para muitos, era a realização de um sonho longamente acalentado.

"Hoje, vemos o filme de toda nossa história passar diante dos olhos", compartilhou Glenda, emocionada. Ao seu lado, Diego complementou: "Ela é minha companheira de batalha do dia a dia. Com ela, tenho a confiança e a estrutura que preciso para enfrentar qualquer desafio."

Para muitos dos presentes, como Maylon e Silvania, juntos há 14 anos, o dia representou mais do que uma mudança de status civil. "Ela é o pilar da nossa família", afirmou Maylon, enquanto sua, agora, esposa respondia com um sorriso radiante e palavras simples, mas carregadas de emoção: "Estou muito feliz."

Mais do que uma celebração, a cerimônia representou um ato de justiça social. O juiz Gilberto Abdelhay, um dos dez magistrados que participaram do evento, destacou o papel do Judiciário.

"Esta é uma forma de o Tribunal estar mais próximo da população. Uma pessoa que vive em união estável fica sujeita a uma série de questionamentos que uma pessoa casada não tem. Hoje, estamos proporcionando segurança jurídica a essas famílias."

A juíza Lysia Maria da Rocha Mesquita acrescentou: "Normalmente, em um tribunal, pelo menos uma pessoa sai insatisfeita com uma decisão judicial. Aqui, todos estão felizes. Estamos reconhecendo e fortalecendo laços que já existiam no coração desses casais."

O desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, presidente do TJRJ, acredita que o evento transcende a mera formalidade legal. "Estamos testemunhando a consagração de histórias de amor, companheirismo e superação. É a justiça abraçando o afeto e promovendo a dignidade."

A cerimônia contou com a presença das magistradas Débora Sarmento, Maria Aparecida da Costa Bastos, Lysia Maria da Rocha Mesquita, Ane Cristine Scheele Santos e Cláudia Maria de Oliveira Motta, além dos magistrados Antônio Luiz da Fonseca lucchese, Gilberto Abdelhay, Vitor Moreira Lima e José Maurício Helayel Ismael e de integrantes da Secretaria Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS). O Coral Amigos do TJRJ também participou da iniciativa.

FB/MB

Fotos: Brunno Dantas / TJRJ