Presidente do TJRJ prestigia exposição (En)cantos do Museu
O presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, a diretora do Museu da Justiça Siléa Macieira e a fotógrafa Leny Fontenelle em frente a um dos painéis da mostra
Uma mostra em que você revive memórias e contempla a história e arquitetura através de 40 imagens captadas pelas lentes da fotógrafa Leny Fontelle. Essa é a ideia da exposição “(En)cantos do Museu”, em cartaz no Espaço de Arte Desembargador Deocleciano Martins de Oliveira Filho, no hall da Lâmina III. Para o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, que visitou nesta terça-feira (27/8) a exposição, o espaço é um convite para conhecer cada canto do prédio do Museu da Justiça. “Fiquei encantado com a exposição. Só tenho a agradecer à fotógrafa e expositora pelas belíssimas fotos que chamam a atenção de quem passa por aqui. Vale destacar a sensibilidade dela de enxergar cada local e capturar a beleza de cada espaço que no dia-a-dia que não vemos. Há locais no Museu por onde passei e não imaginava ter a beleza retratada na exposição”, destacou.
As imagens estão expostas em quatro painéis com frases reflexivas escritas pelos chefes de serviço do Museu, sendo que cada um deles representa um setor do prédio: Serviço de Agenda Cultural; Serviço de Acervo Textual, Audiovisual e de Pesquisas Históricas; Serviço de Acervo Museológico e Iconográfico; e Gabinete do Museu da Justiça.
A diretora do Museu, Siléa Macieira, explicou que as 40 fotos selecionadas que foram registradas pela fotógrafa fazem o percurso do prédio do térreo ao 3°andar. “É importante ressaltar que dos mais de 300 cliques selecionamos as que mais traduzem um lugar que a Leny conseguiu capturar e nos lembrar das belezas com que convivemos”, disse.
Leny Fontenelle é advogada por formação e há mais de 15 anos largou a profissão para se dedicar à fotografia. Ela recebeu o convite para a exposição e se sentiu honrada. “Foi um desafio porque eu queria corresponder a expectativa de fazer um trabalho muito bonito, mas também foi muito prazeroso porque gosto muito de fotografar arquitetura. Prefiro trabalhar com foto em preto e branco, mas eventualmente faço colorida se eu entender que ela traz algum valor a mais para a imagem”, explicou.
A exposição ficará em cartaz até o dia 24 de setembro, de segunda a sexta, das 11h às 17h, no Espaço de Arte Desembargador Deocleciano Martins de Oliveira Filho, hall da Lâmina III, na Rua Dom Manuel, 37, no Centro. A entrada é franca.
O presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, percorreu toda a exposição junto com a diretora do Museu da Justiça, Siléa Macieira e a fotógrafa Leny Fontenelle e destacou a importância de valorizar a história e arquitetura do prédio
SV/MB
Fotos: Brunno Dantas/TJRJ