Autofit Section
Dados da Sala Íris são disponibilizados no site do TJRJ
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 12/09/2024 15:38

                                                 Painéis da Sala Íris mostram dados e estatísticas do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro 

Inaugurada em março deste ano, a Sala Íris – Central de Informações Gerenciais do PJERJ vem cumprindo o seu propósito: melhorar o controle da gestão diária do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e, com isso, aprimorar o serviço prestado à população. As telas de projeção que mostram os dados e indicadores referentes a cada serviço em execução no Poder Judiciário fluminense, reunidos e distribuídos por uma equipe especializada na coleta de dados estatísticos e operação de sistemas tecnológicos, estão disponíveis também no site do TJRJ. 

O presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, contou que a Sala Íris é um projeto desta gestão e que recebeu esse nome porque buscou-se demonstrar, através dela, a preocupação com o futuro. "É uma central de informações gerenciais, com o propósito de, através de painéis tecnológicos, termos todas as informações necessárias para gerir o Poder Judiciário. A Sala Íris nos auxilia a saber quanto custa um processo, como podemos diminuir despesas e equilibrar determinadas situações, ou seja, temos acesso a uma série de dados de todos os setores, o que nos auxilia na tomada de decisões. Não se trata de monitorar para buscar falhas, mas de gerenciar o Tribunal através da obtenção de dados. O objetivo é sermos transparentes", ressaltou.  

Na página da Sala Íris (https://portaltj.tjrj.jus.br/web/guest/transparencia1/estatisticas ) é possível visualizar, por exemplo, o número de processos distribuídos, por mês, de julgamentos e decisões no período, de votos proferidos, entre outros. Outro recurso é a possibilidade de visualizar o detalhamento das audiências: por competência - família, cível, violência doméstica, entre outras; por assunto, como fixação de alimentos, guarda compartilhada, lesão corporal, por exemplo; por tipo de audiência: se são de conciliação, mediação, preliminar, etc.

O acesso aos dados também pode ser filtrado, definindo as comarcas e órgãos julgadores que serão pesquisados, o ano e o mês que deseja buscar.  

Painéis específicos

Os dados da Sala Íris reúnem, ainda, os indicadores de painéis específicos, por área, como o do Observatório da Violência Doméstica do TJRJ, do Comitê Estadual de Saúde, de Monitoramento e Fiscalização do sistema Carcerário do TJRJ, dos Postos de Atendimento do TJRJ nos Aeroportos; dos Grandes Litigantes, Bússula da CGJ, do 2º Grau de Jurisdição e dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs).

Secretaria de Dados Gerenciais

A Secretaria Geral de Dados Gerenciais e Análise de Indicadores (SGDAI) foi criada pela Resolução OE n° 11/2024 com a missão de coletar, analisar e interpretar dados das atividades jurisdicional e administrativa, transformando-os em informações gerenciais no âmbito do TJRJ. Assim, a consolidação das Estatísticas institucionais é organizada e operacionalizada por meio do Departamento de Informações Gerenciais (Deige), unidade integrante da SGDAI e responsável, neste aspecto, por prestar suporte gerencial a todos os órgãos integrantes do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro. As informações estatísticas são tratadas e avaliadas tecnicamente de acordo com as demandas estratégicas do Tribunal e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

IA/MB

Foto: Brunno Dantas/TJRJ