Caso Marielle Franco e Anderson Gomes: julgamento de Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz continua nesta quinta-feira (31/10)
O 4º Tribunal do Júri da Capital retomou, na manhã desta quinta-feira (31 de outubro), o julgamento dos ex-policiais militares Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, acusados de assassinar a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes, em 14 de março de 2018. A sessão está sendo transmitida pelo YouTube do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (Caso Marielle Franco - Segundo Dia: Julgamento de Ronnie Lessa e Élcio Queiroz - IV Tribunal do Júri - YouTube). O Ministério Público iniciou os debates às 9h26. Depois, será a vez das defesas dos acusados. O tempo concedido às partes é de até duas horas e meia para cada (acusação e defesa), mais até duas horas de réplica para acusação e o mesmo tempo de tréplica para defesa.
Após os debates, os jurados podem pedir esclarecimentos adicionais e ter acesso aos autos e se reunirão no Conselho de Sentença para responder a quesitos que serão votados e a decisão será tomada por maioria dos votos. Concluída a votação, a juíza Lucia Glioche dará a sentença.
Ontem (30 de outubro), foram ouvidas oito testemunhas, seis indicadas pelo Ministério Público estadual e duas pela defesa de Ronnie Lessa. Foi exibido ainda o vídeo de uma sétima testemunha de acusação que não pôde comparecer à sessão de julgamento.
Em seguida, a partir das 19h, os dois réus foram interrogados por videoconferência diretamente das unidades onde estão presos. Ronnie Lessa está na Penitenciária de Tremembé, no interior de São Paulo. Já Élcio está no Centro de Inclusão e Reabilitação, em Brasília. A sessão de julgamento foi suspensa às 23h53 de quarta-feira (30/10) e retomada às 9h26 desta quinta-feira (31/10).
MB