Presidente do TJRJ dá posse a 23 juízes substitutos promovidos à Entrância Única
O juiz Richard Robert Fairclough, secretário-geral da Amaerj; o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; a desembargadora Maria Isabel Paes Gonçalves, presidente da Comaq; e o desembargador Luiz Márcio Victor Alves, coordenador da Movimentação de Magistrados da Comaq, posam durante a solenidadede posse
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, deu posse a 23 juízes substitutos promovidos à Entrância Única do 24º edital de 2024, decidido na sessão do Órgão Especial realizada no dia 11 de novembro.
A solenidade aconteceu na manhã desta segunda-feira (25/11) no Salão Desembargador José Joaquim da Fonseca Passos. O presidente do TJRJ deu início à cerimônia e convidou a juíza Maria Izabel Gomes Sant’Anna de Araújo a prestar o compromisso em nome dos demais juízes e, em seguida, foi lido o termo de posse.
Em nome dos 23 juízes que agora assumem uma vaga como titulares, a magistrada discursou e falou da honra em abraçar a profissão, saudando, em primeiro lugar, o desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, presidente do TJRJ.
Novos desafios
A juíza Maria Izabel Gomes Sant'Anna de Araújo prestou compromisso em nome dos colegas
“É difícil falar alguma coisa dos colegas nesse momento, já que todos, sem exceção, vêm trilhando caminhos próprios e de muito sucesso. Nessa data em que completamos mais um ciclo e iniciamos uma nova etapa como juízes mesmo, desejo uma carreira com muita independência e coragem. Os desafios serão muitos. E não tenhamos receio em mirar muito alto e errar. Porque muitas vezes o perigo é mirar baixo e acertar”, disse a juíza Maria Izabel Gomes Sant’Anna de Araújo.
De acordo com a juíza, o magistrado tem um compromisso vitalício com a sociedade. “A magistratura necessita de pessoas de bem, corretas, corteses, humanas, simples. Pessoas de caráter”, afirmou.
O presidente do Tribunal de Justiça desejou boa sorte aos magistrados, elogiou o discurso feito pela representante dos 23 juízes, e lembrou que a magistratura não é um emprego, é uma missão.
“Ser um magistrado é atuar 24 horas. Não é difícil seguir a carreira. Basta que a gente seja educado, cortês, justo, use o bom senso e como disse o juiz americano, conheça um pouquinho de Direito. O sentimento mais puro que a gente tem é a Justiça. E eu vejo isso em vocês. Tenho certeza que vocês serão excelentes magistrados. Tenho muito orgulho de ter iniciado esse processo, ter dado posse a vocês e agora dando a primeira promoção. Sejam muito felizes, tenham muito sucesso e parabéns a todos”, encerrou o desembargador Ricardo Cardozo.
Estiveram também presentes à cerimônia, a desembargadora Maria Isabel Paes Gonçalves, presidente da Comissão de Políticas Institucionais para Eficiência Operacional e Qualidade dos Serviços Judiciais (Comaq) do TJRJ; o desembargador Luiz Márcio Victor Alves, coordenador da Movimentação de Magistrados da Comaq, e o juiz Rochard Robert Fairclough, secretário-geral da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), representando a presidente da Amaerj, juíza Eunice Bitencourt Haddad.
PF/FS
Fotos: Brunno Dantas/TJRJ