Autofit Section
TJRJ leva atendimento a povos indígenas através do Programa Justiça Itinerante nas Aldeias
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 13/12/2024 18:29

A presença da Justiça Itinerante em aldeias atraiu dezenas de integrantes de povos indígenas em busca de seus direitos e de  cidadania
 

A população da Costa Verde recebeu, na quinta-feira (12/12) e na sexta-feira (13/12), a visita da Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, através da Justiça Itinerante nas Aldeias. Dessa vez, o ônibus que leva os serviços do Judiciário fluminense à população estacionou na aldeia Itaxi Guarani, na Estrada de Paraty Mirim e na aldeia Araponga, em Paraty, e na aldeia Sapukai e no Quilombo Santa Rita, em Bracuí, Angra dos Reis. 

Nos dois dias, foram realizadas 31 audiências para retificação de registros, registro tardio, conversões de união estável em casamento, guarda de crianças, entre outras. Os atendimentos tinham como público alvo os povos indígenas, mas também foram prestados serviços para a população local. 

Participaram dessa edição da Justiça Itinerante nas Aldeias os juízes André Souza Brito, Lysia Maria da Rocha Mesquita, Admara Falante Schneider e Juarez Fernandes Cardoso. 

Também participaram da caravana que levou cidadania à Costa Verde o TFR2, TRE, Cartório RCPN, Detran, CRAS/SMAS, INSS, Marinha, CEF, Funai, Fiocruz, Emater e Embrapa, entre outros parceiros também oferecedores de serviços fundamentais para os moradores da região. 

FS

Fotos/Divulgação