Vara da Infância de Campos realiza capacitação sobre entrega voluntária de bebês para adoção
Capacitação sobre entrega legal de bebês para adoção é ministrada para profissionais da saúde e da assistência social
A Vara da Infância, da Juventude e do Idoso (VIJI) de Campos dos Goytacazes realizou, na quinta-feira (12/12), uma capacitação para profissionais de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A palestra foi ministrada pelas psicólogas Laura Antonieta de Medeiros e Monique Pimentel Feitosa e pela assistente social Cinthia Paes Guimarães, integrantes da VIJI. Ao todo, 116 profissionais de UBS, de Centros de Referência de Assistência Social e de outras instituições da rede de saúde pública e privada assistiram à exposição.
A reunião faz parte do programa “Entrega Legal”, que visa explicar sobre a entrega voluntária de bebês para adoção e os direitos das gestantes que optam por esse caminho. O objetivo do encontro foi formar multiplicadores para garantir um atendimento humanizado, seguro e legal para mulheres que buscam os equipamentos da rede de saúde e da rede socioassistencial do município e que desejam entregar seus filhos para adoção. A ação atende às diretrizes da Resolução CNJ Nº 485.
Para o juiz Marcio Roberto da Costa, titular da VIJI de Campos, é necessário capacitar as equipes para receber de forma respeitosa as gestantes que optam pela doação. "Muitas vezes, há preconceito quando uma mãe opta por entregar seu filho para adoção. Algumas pessoas podem pensar que é abandono, mas não é. As informações a respeito da entrega voluntária devem chegar a todos os profissionais que atendam gestantes com desejo de entregar o filho, cientes de que suas razões deverão ser respeitadas e não julgadas”, pondera.
Em 2021, houve apenas uma entrega na Vara da Infância de Campos. Em 2022, duas. Após a implantação do programa “Entrega Legal”, em 2023, o número subiu para quatro. Em 2024, até o momento, três crianças foram entregues.
KB/FS
Fotos/Divulgação