Autofit Section
Presidente do Tribunal de Justiça do Rio reinaugura dois auditórios no Fórum Central
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 18/12/2024 20:42
TJRJ disponibiliza seis auditórios e dois plenários para realização de eventos jurídicos no Rio de Janeiro

   

                                   Cerimônia de inauguração foi prestigiada por magistrados, servidores, colaboradores e convidados
 

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, reinaugurou, nesta quarta-feira (18/12), os auditórios Desembargador Antonio Carlos Amorim e Desembargador Nelson Ribeiro Alves, ambos localizados no Fórum Central do Poder Judiciário fluminense, no Centro do Rio. Inaugurados em 1995, os dois espaços também estão disponibilizados à Cidade do Rio de Janeiro com a proposta de receber os principais eventos jurídicos promovidos no Rio de Janeiro.

“Estou muito feliz, pois hoje, não só o Tribunal, mas o Rio de Janeiro ganha dois auditórios. É claro que a prioridade, evidentemente, é para os eventos promovidos por nosso Tribunal e pela Escola da Magistratura. Mas, também, eles vão estar à disposição da Cidade do Rio de Janeiro para eventos que tenham correlação com a área do Direito e que possam engrandecer a Justiça”, afirmou o presidente Ricardo Rodrigues Cardozo.

Os dois auditórios voltam a fazer parte do conjunto de espaços de eventos jurídicos e acadêmicos ofertados pelo Poder Judiciário fluminense no Complexo do Fórum Central da Capital, que conta com outros quatro auditórios e dois plenários. Dessa forma, o Tribunal de Justiça do Rio se candidata a se tornar o principal polo de congressos, seminários e encontros voltados para discussões e debates de temas de interesse da classe jurídica na capital fluminense.   

 

A filha do desembargador Antonio Carlos Amorim, Helena Amorim, descerrou, com o desembargador Ricardo Cardozo,  a placa de reinauguração do auditório que leva o nome de seu pai

 

Homenagem ao desembargador Antonio Carlos Amorim

De acordo com o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, essa foi a primeira grande reforma realizada nos espaços, inaugurados em 1995.

“O Auditório Desembargador Antonio Carlos Amorim foi inaugurado em 1995. Quando fui diretor-geral da Emerj tinha a intenção de promover uma reforma nos dois auditórios, mas não foi possível. Agora, na minha gestão como presidente, tive a felicidade de poder realizar essa grande reforma, de modo a oferecermos um espaço com equipamentos eletrônicos com tecnologia de ponta, mobiliário e espaços modernos, com atenção à acessibilidade. Enfim, nos preocupamos com os mínimos detalhes para oferecermos os dois auditórios plenamente capacitados a receber qualquer evento que o Tribunal venha a sediar, assim como abrigar eventos promovidos por outras instituições”, afirmou o presidente do TJRJ.   

O presidente também fez questão de homenagear o desembargador Antonio Carlos Amorim, que batiza um dos auditórios, ressaltando o espírito empreendedor do magistrado. Ele lembrou que foi o desembargador Antonio Carlos Amorim quem mais se empenhou para construção da Lâmina IV do Tribunal de Justiça do Rio

“O desembargador Amorim tinha metas. Ele botou na cabeça que tinha que construir a Lâmina IV. Então, foi o primeiro magistrado empreendedor. E ele veio do quinto constitucional. Era advogado da Varig, quando veio compor o Tribunal. Com isso, evidentemente, veio com o pensamento da iniciativa privada, o que foi muito bom para o Tribunal. Também se empenhou para a criação desse espaço, no quarto andar, que não existia, para abrigar as instalações provisórias da Emerj. Tudo isso foi iniciativa do desembargador Amorim. Por isso o auditório recebeu o nome dele”.

A filha do desembargador Antonio Carlos Amorim, Helena Amorim, representando o pai que, aos 95 anos, não pôde comparecer à cerimônia de inauguração, agradeceu as palavras e homenagens prestadas pelo presidente do TJRJ.

“Estou muito feliz em participar dessa cerimônia e gostaria, em nome de meu pai, agradecer as homenagens prestadas a ele. Estou muito lisonjeada e contente com toda a modernidade implantada pelo Tribunal no espaço que leva o seu nome. Certamente, meu pai estará ciente de todas as homenagens que ele recebeu aqui”, disse Helena.

O presidente Ricardo Rodrigues Cardozo convidou, então, Helena Amorim para juntos, descerrarem a placa comemorativa à reinauguração dos auditórios.  

Em seguida, a Orquestra de Câmara e o Coral da Universidade Católica de Petrópolis, sob a regência do maestro Antônio Carlos Gastão, se apresentaram para o público presente à cerimônia.

A Orquestra de Câmara e o Coral da Universidade Católica de Petrópolis, sob a regência do maestro Antônio Carlos Gastão, se apresentaram para o público presente à cerimônia de inauguração

A solenidade contou, ainda, com as presenças do presidente da Associação Nacional dos Desembargadores (ANDES), desembargador Fábio Dutra; da juíza Márcia Succi, representando a presidente da Amaerj, juíza Eunice Bitencourt Haddad; e do desembargador Humberto Dalla Bernardina de Pinho, além de juízes, servidores e colaboradores do TJRJ.

Obras concluídas em menos de um ano de reformas

A engenheira Anizia Christina Leite, diretora do departamento de Engenharia (DEENG), da Secretaria Geral de Logística do TJRJ (SGLOG) explicou que as reformas dos auditórios, iniciadas no dia 20 de dezembro de 2023, foram concluídas em exatos 328 dias.

“Nos dois auditórios, totalmente climatizados, foram instaladas salas para profissionais de tradução simultânea, caixas acústicas no teto e nas paredes, com amplificadores estéreis e misturador de áudio digital; painéis de LED, constituídos por módulos formando painéis únicos, com tecnologia de pixels de 3mm, nas dimensões de 4x3 metros; TVs Smarts de 85”; câmera 4K; e sala de SWITCH profissional para edição de vídeos”, detalhou.

Ela também ressaltou que as reformas tiveram preocupação especial com a acessibilidade.

“Todo o ambiente foi pensado no pleno atendimento da acessibilidade e segurança, com indicações de rota de fuga e ambientes maiores para circulação com conforto. Nós ampliamos os locais de acesso. Nos dois auditórios foram instaladas cadeiras destinadas a pessoas obesas, além de espaços reservados para cadeirantes.”

JM/FS
Fotos/Felipe Cavalcanti