Autofit Section
Oficina de carnaval e mostra são atrações nos Museus da Justiça do Rio e de Niterói
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 18/02/2025 14:12
Programação estará em cartaz nos dias 19, 20 e 26 de fevereiro

As programações dos Museus de Justiça de Niterói e do Rio de Janeiro oferecem, neste mês de fevereiro, atividades gratuitas para todas as idades. Nesta quarta-feira (19/2), tem oficina de máscara na sede de Niterói. Já a mostra “Não cale a sua voz” pode ser vista pela última vez na quinta-feira (20/2), no museu do Rio. E na quarta-feira, dia 26/2, o carnavalesco Índio Garcia desvenda os mistérios da produção de desfiles de carnaval na série de entrevistas “Museu é Arte”, às 15h, em Niterói.

Por meio de oficina de confecção de máscaras carnavalescas, o setor educativo do Museu da Justiça de Niterói vai proporcionar para a turminha miúda um passeio pela história de marchinhas, bailes e figuras históricas da folia a partir do início do século XX. 

E o carnavalesco da escola de samba G.R.E.S Balanço do Fonseca, Índio Garcia, conta os segredos de preparação de um desfile ao público em entrevista que pode ser acompanhada presencialmente ou virtualmente, também em Niterói. Em 2025, ele está à frente da agremiação gonçalense com o enredo “A magia do Encontro das Águas”. Índio aprendeu o riscado com mestres como Milton Cunha, Rosa Magalhães e Maria Augusta na Faculdade Estácio de Sá. Ele foi campeão pela Mocidade Unidos do Marimbondo, em São Gonçalo, em 2012 e 2014.

O carnavalesco adianta que vai falar no bate-papo sobre sua trajetória no carnaval, a importância de utilizar materiais recicláveis nos desfiles e sobre o enredo da escola de samba.

“O Balanço da Fonseca vai contar a história de escassez de água de uma aldeia africana no enredo, trazer personagens do mundo marinho e mostrar o encontro das águas do rio e mar”, adianta Índio.

Na quinta-feira (20/2), será a última oportunidade para assistir, no Museu da Justiça do Rio de Janeiro, a exposição “Não cale a sua voz”. A mostra traz um apelo à consciência do público para construção de uma sociedade com mais respeito e proteção às mulheres. Com a parceria dos Comitês de Promoção da Igualdade de Gênero e de Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral, Sexual e da Discriminação (COGEN-1º Grau e COGEN – 2º GRAU), a mostra, que tem Anna Paula Nienköter como curadora e fotografias de Norton José, retrata a dor e superação no rosto de 22 mulheres que sobreviveram à violência de seus agressores.

Serviço

Bailinho do Museu – Museu de Justiça de Niterói, quarta-feira, dia 19, das 14h às 15h30. Capacidade para 30 crianças. Sala de Ação Educativa, no 2º andar. Entrada gratuita. O endereço é Praça da República, 2º andar, Centro. Entrada Franca.

Entrevista com carnavalesco Índio Garcia – Museu de Justiça de Niterói, quarta-feira, dia 26/2, às 15h.  Para assistir presencialmente o endereço é Praça da República, 2º andar, Centro. Entrada Franca.

Exposição “Não cale a sua voz” – Museu de Justiça do Rio de Janeiro, de segunda a sexta, das 11h às 17h, na Rua Dom Manuel, 29, Centro. Entrada Franca

MF/FS