Autofit Section
Crianças acolhidas pelo projeto ‘Carnaval Criança Carioca’, da da 1ª VIJP, vão desfilar na Sapucaí
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 06/03/2025 17:57
Iniciativa abriga filhos de ambulantes enquanto os pais trabalham nos arredores do Sambódromo

 

Sete recreadoras de camisa azul e calça preta posam para foto com grupo de crianças sentadas e deitadas no chão, vestindo roupas coloridas, em uma sala de paredes claras

Grupo de crianças que ficou abrigado e seguro em um dos espaços disponíveis do projeto posa para foto com suas recreadoras

 

O projeto ‘Carnaval Criança Carioca’, coordenado pela 1ª Vara da Infância e da Juventude Protetiva da Capital do Tribunal de Justiça do Rio, volta a acolher, nesta sexta-feira (7/3) e no sábado das Campeãs (8/3), filhos de ambulantes que trabalham nos arredores da Marquês de Sapucaí. E amanhã, no desfile das Escolas Mirins, a criançada deixada sob os cuidados do projeto vai poder desfilar na Escola de Samba Nova Geração do Estácio. 

A agremiação, “filha” miúda do GRES Estácio de Sá, doou ao projeto as fantasias de duas alas para que as crianças e os adolescentes acolhidos enquanto seus pais trabalham possam ter a experiência de vivenciar um desfile na Passarela, local sempre visto de longe ou mesmo desconhecido da grande maioria. 

“Além do abrigo seguro, das recreações e atividades lúdicas, da alimentação garantida e dos materiais escolares doados, as crianças vão poder viver uma experiência cultural inédita”, destaca a juíza Lysia Mesquita, titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude Protetiva da Capital e à frente da coordenação do projeto. Neste ano, a Nova Geração do Estácio apresentará na Avenida o enredo “Os Guardiões da Floresta”. 

Menina posa para foto sorrindo e com a mochila vermelha que ganhou de presente

A pequena Helena, de dez anos, uma das crianças que ficou protegida enquanto os pais trabalhavam, ficou feliz ao ganhar uma mochila e material escolar da organização do projeto

De sexta-feira (28/2) até terça-feira (4/3) mais de cem crianças e adolescentes ficaram resguardados pelo ‘Carnaval Criança Carioca’ enquanto seus pais e responsáveis vendiam mercadorias, como bebidas e churrasquinho, com tranquilidade nos arredores do Sambódromo. Ao final das jornadas de trabalho eles buscavam seus filhos e retornavam para suas casas. 

O acolhimento volta a acontecer nesta sexta-feira (7/3) e no sábado (8/3).  E busca ativa, momento em que integrantes do projeto saem às ruas convidando os pais a aderirem à iniciativa de proteção aos filhos, terá início a partir das 17h. 

Nesta edição, estão disponíveis três espaços para abrigar crianças e adolescentes: Praça Reverendo Álvaro Reis (Cidade Nova), Praça Castelo Branco (Cidade Nova), Espaço de Desenvolvimento Infantil Rachel de Queiroz (Praça Onze) e a Central Carioca (Praça Onze), que vai receber o ônibus de games da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA).

Nos locais serão oferecidas oficinas de maquiagem, trança, desenho, recreação, distribuição de kits escolares, lanches e até jantar. Durante o período de funcionamento do projeto são coletados dados para a construção de um perfil social das famílias atendidas com objetivo de encaixá-las em políticas públicas já existentes.
 
São parceiros do Carnaval Criança Carioca, os Juízos da Infância e da Juventude Protetiva da Capital, a Associação Beneficente dos Amigos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (Abaterj), Defensoria Pública, secretaria municipal de Assistência Social, o Programa Empoderadas da secretaria estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, FIA e a Escola Mirim Estácio do Amanhã, que doou duas alas para participação das crianças acolhidas em seu desfile. 
FS
Fotos: Divulgação 1ª VIJP