TJRJ realiza a designação dos novos residentes jurídicos
Os desembargadores Ricardo Couto de Castro (D) e Cláudio Brandão de Oliveira entregaram, de forma simbólica, a portaria de designação a Raphael Carvalho Monteiro Neves, em nome de todos os aprovados
Na manhã desta quarta-feira (9/4), 180 formandos de Direito foram designados residentes jurídicos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro no primeiro grau de jurisdição. Com os olhos brilhando, Vitória Ponte Boechat Silva, de 26 anos, falou sobre a expectativa para a nova função. “Nessa residência eu busco ter experiência na maior quantidade de áreas do Direito que eu conseguir. Ja fiz estágio e residência jurídica no Ministério Público e agora eu estou fazendo a residência do TJ para adquirir mais experiência em todas as áreas, saber como tudo funciona e, quem sabe, chegar ao topo da carreira”, afirmou ela.
Vitória Boechat Silva acredita que a residência jurídica no TJRJ vai ajudá-la a formar conhecimento para prestar concurso e ingressar na magistratura
Vitória, que passou no primeiro processo seletivo para a função de residente de Direito de primeiro grau do TJRJ, não escondia a emoção, no Auditório Desembargador José Navega Cretton, ao ouvir as palavras de boas-vindas do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Couto de Castro.
“Sejam muito bem-vindos. Vocês são importantes para o país, para o estado e para o Judiciário. Contamos muito com vocês. Temos um gargalo muito grande no primeiro grau e vocês vão nos ajudar muito. Tanto que vamos fazer um concurso para suprir essa carência. Todos serão felizes nesse início de atividade, depois nós temos várias possibilidades que vão surgindo com o tempo e muitas almejam ocupar uma cadeira de magistrado no Rio de Janeiro”, disse o presidente do TJRJ.
“Hoje começa o meu sonho”
Rafael Barbosa Canossa se formou há dois anos e contou que tem o sonho de se tornar juiz. “Espero aqui com essa residência aprender muito. E, ao ser aprovado nesse processo seletivo, e, iniciando essa nova fase aos meus 26 anos, posso dizer que meu sonho de me tornar juiz começa hoje”, disse o advogado.
Ela já cursou Relações Internacionais, trabalhou em consultoria empresarial e, aos 46 anos, mudou de carreira. A advogada Clarissa Soares de Lima Taccolini, aprovada no processo seletivo, quer alcançar a magistratura e viu a oportunidade de conhecer o Judiciário, por uma nova ótica e poder chegar ao topo da carreira.
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Cláudio Brandão de Oliveira, falou da missão do Poder Judiciários e dos novos residentes. “Vocês fazem parte agora do Poder Judiciário e, na prática, contribuirão para nossa missão de prestar de uma forma mais efetiva esse serviço que é tão importante. Sintam-se acolhidos pelo Tribunal de Justiça. Vocês são muito bem-vindos”, afirmou o corregedor.
Os desembargadores Ricardo Couto de Castro e Cláudio Brandão de Oliveira entregaram, de forma simbólica, a portaria de designação a Raphael Carvalho Monteiro Neves, em nome de todos os aprovados.
A mesa de abertura da cerimônia contou com as presenças do presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto de Castro; do corregedor-geral da Justiça, desembargador Cláudio Brandão de Oliveira; e o secretário-geral da SGPES, Gabriel Albuquerque
Participaram da mesa solene de abertura do evento o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Couto de Castro; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Cláudio Brandão de Oliveira; e o secretário-geral de Gestão de Pessoas do TJRJ, Gabriel Albuquerque.
Após a cerimônia, os residentes iniciaram o curso de Residência Jurídica planejado e ministrado pela Escola de Administração Judiciária. Os residentes têm um período de permanência no TJRJ de três anos.
PF/MB
Fotos: Brunno Dantas/TJRJ