“Cuidando da Nossa Saúde Mental” é tema de palestra na Semana Nacional da Saúde
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) recebeu, nesta quarta-feira (09/04), mais um dia de programação da Semana Nacional da Saúde, evento que acontece por iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre os dias 7 e 11 de abril. Neste terceiro dia de atividades, o Auditório Nelson Ribeiro Alves foi palco da palestra “Cuidando da Nossa Saúde Mental”, ministrada pela Chefe do Serviço de Saúde Mental Ocupacional do TJRJ, Dra. Amélia Cristina Dominguez Alvarez. A fala inicial do evento foi da médica responsável pelo Amil Espaço de Saúde do TJRJ, Dra. Therezinha de Jesus Baptista Teixeira. Ela aproveitou a oportunidade para contar detalhes sobre o modelo de atendimento utilizado no Espaço, que foca em entender as necessidades dos pacientes e, principalmente, na prevenção.
Em seguida, a Dra. Amélia Cristina Alvarez iniciou sua apresentação e chamou a atenção dos presentes sobre os riscos de seguir “receitas” que não venham de profissionais adequados para cuidar da saúde mental. “Não é uma receita de bolo. Eu não tenho soluções próprias, o profissional de saúde mental não tem. Devemos evitar essas receitas prontas e mágicas que as redes sociais nos trazem, pois o caminho para encontrar o bem-estar é diferente para cada um de nós”, afirmou a médica.
Ao longo de suas considerações sobre os cuidados com a saúde mental, a Dra. Amélia promoveu uma reflexão sobre o conceito de saúde e citou Freud ao falar sobre a busca pelo bem-estar. “A definição de saúde da OMS diz que é um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Mas, se fosse possível atingir esse estado completo de bem-estar, a busca cessaria. Freud dizia que o único equilíbrio total é a morte. Portanto, saúde não é um estado. É algo que a gente procura, reconstrói, reconquista”.
Ela também fez alertas para o crescimento de diagnósticos de doenças como ansiedade e depressão, e destacou a importância de não julgar pessoas que sofrem com esses transtornos. “Toda vez que uma pessoa é estigmatizada, um tijolo é colocado no muro das dificuldades que ela enfrenta. O estigma atrasa o diagnóstico e a oferta adequada de tratamento para quem sofre de algum transtorno mental”. Ao final da palestra, os participantes receberam a cartilha “Administrando o estresse nosso de cada dia”, com recomendações sobre alimentação, prática de atividades físicas e qualidade do sono, assim como dicas de ergonomia para melhorar a postura durante o dia a dia.
Pessoa em Situação de Rua e Acesso à Saúde é o tema
Nesta quinta-feira (10/4), o acesso à saúde pelas pessoas em situação de rua é tema dos debates e exposições, na parte da manhã, da Semana Nacional da Saúde realizada pelo TJRJ. A abertura, com o tema “Pessoa em Situação de Rua e Acesso à Saúde: Desafios e Experiências”, terá as participações das desembargadoras Katya Maria de Paula Menezes Monnerat e Maria Paula Gouvêa Galhardo, do Comitê Estadual do RJ do Fórum Nacional de Saúde do Conselho Nacional de Justiça; e da juíza auxiliar da Presidência Paula Feteira Soares.
O primeiro painel, “Desafios de Acesso à Saúde”, terá a mediação da juíza Raquel Chrispino, membro do Comitê Nacional Pop Rua Jud do Conselho Nacional de Justiça. Os palestrantes são Débora Guedes Bastos, vice-presidente da OSC Pretas Ruas; do promotor de Justiça Tiago Joffily, do defensor público Lucas Aparecido Alves Nunes e da pesquisadora da Fiocruz Elyne Engstrom.
O segundo painel, “Experiências que facilitam o Acesso à Saúde”, será mediado pela juíza Adriana Marques dos Santos Laia Franco., e terá apresentações da desembargadora Renata Cotta, presidente da Comissão de Articulação de Programas Sociais do TJRJ e uma das coordenadoras do Cipop-Rua/RJ; da juíza federal Valeria Caldi Magalhães, e de Daniel de Souza, articulador do Consultório da Rua de Manguinhos /SUS.
A programação de palestras e painéis temáticos da Semana Nacional da Saúde começa a partir das 9h. Para conferir a programação completa do evento, acesse o link: https://www.tjrj.jus.br/semana-nacional-da-saude
PB*/FS
*Estagiário sob supervisão de FS
Foto: PB*