Autofit Section
Juízes do TJRJ tomam posse no Tribunal Regional Eleitoral
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 11/04/2025 12:33

A imagem mostra um grupo de sete magistrados posando para uma foto em um ambiente interno e institucional. A maioria delas está vestindo togas pretas. Algumas togas têm detalhes em renda branca nas mangas e no peito, além de cordões vermelhos pendurados. No fundo, a parede é de madeira clara, e há uma cruz e símbolos do Brasil.

                          Da esquerda para a direita: o desembargador Ricardo Couto, presidente do TJRJ; a juíza Rita Vergette, diretora-adjunta da Amaerj; o juiz Bruno Bodart; a desembargadora Márcia Bodart; a juíza Sylvia Therezinha Hausen; e os desembargadores Fernando Chagas e Jacqueline Montenegro 

Os juízes Bruno Vinícius da Rós Bodart da Costa e Sylvia Therezinha Hausen de Arêa Leão tomaram posse no Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro (TRE-RJ), em solenidade realizada na quinta-feira (10/4), no Palácio da Democracia, Centro do Rio. 

O juiz Bruno Bodart assumiu a vaga de membro titular, sucedendo a juíza Daniela Bandeira de Freitas. Já Sylvia Hausen passa a ser membro substituto da Corte Eleitoral. A cerimônia foi presidida pelos desembargadores Peterson Barroso Simão e Cláudio de Mello Tavares, respectivamente, presidente e vice-presidente do TRE-RJ; e contou com as presenças do presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Couto de Castro; e do decano do TJRJ e presidente do TJRJ no biênio 2009/2010, desembargador Luiz Zveiter, entre outros magistrados.

Os novos integrantes da Corte Eleitoral foram saudados pelo desembargador Peterson Barroso Simão: “Estamos aqui para parabenizá-los. Em nome do Colegiado, dou boas-vindas a vossas excelências, desejando sucesso e sorte a ambos no exercício da judicatura eleitoral”.

Com uma carreira de dez anos no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Bruno Bodart também atuou como juiz instrutor no Supremo Tribunal Federal (STF), juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e da Presidência do TJRJ. Desde 2023, era membro substituto do TRE-RJ. No ato da posse, ele foi conduzido pelos desembargadores Márcia Bodart e pelo presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto de Castro.

Em seu discurso, ele agradeceu aos seus pares: “Hoje é dia de agradecer, com humildade, pela missão que hoje me é confiada para o próximo biênio. Integrar o Tribunal Regional Eleitoral como representante dos juízes de direito é de uma responsabilidade de magnitude ímpar”.

Magistrada há 22 anos, Sylvia Hausen é juíza auxiliar da 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Na posse, foi conduzida pelos desembargadores Jacqueline Montenegro e Fernando Cerqueira Chagas. A juíza destacou a relevância da missão do TRE na garantia da legitimidade do processo eleitoral. “Tenho certeza de que empenho e dedicação não irão faltar. Terei sempre em mente a importância do múnus a ser exercido diante da relevância desta casa e da importante eleição que se avizinha, em um cenário de polarização acirrada”, disse.


PC/MB

Foto: Rosane Naylor