Autofit Section
Justiça Cidadã inicia 46ª turma em Três Rios
Notícia publicada por Secretaria-Geral de Comunicação Social em 08/08/2025 14h43

Lideranças comunitárias de Três Rios participaram de aula inaugura da 46ª Turma do Justiça Cidadã nessa quarta, 6

O programa Justiça Cidadã inaugurou a 46ª turma do seu curso regular na quarta-feira, 6 de agosto, no Fórum de Três Rios. A coordenadora do programa, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, apresentou o curso para as lideranças comunitárias que participaram.  

“É um encontro da Magistratura com a cidadania. Nós temos lideranças que estão conosco há muitos anos. É um curso aberto a todos e gratuito. Nele, vocês se tornam multiplicadores de informações. Já os magistrados acham bom participar como palestrantes porque é uma oportunidade de conhecer melhor a vida dos jurisdicionados. Nesse curso, ao mesmo tempo que a gente dá informações, a gente recebe”, declarou. 

A magistrada contou como foi criado o programa, há 21 anos. Ela disse que, na ocasião, foi convidada para uma assembleia com lideranças comunitárias, organizada pela ONG Natal sem Fome. Ao fim do evento, percebeu que os presentes tinham muitas dúvidas sobre a Justiça.  “Foi o momento que pensei: temos que nos encontrar com essa cidadania. Levei a ideia ao desembargador Miguel Pachá, presidente do TJ na época, e criamos o curso. E, desde então, há 21 anos, temos turmas todos os anos, em diversos lugares”, disse.  

A 46ª Turma do Justiça Cidadã se encerra no dia 12 de setembro. 

Sobre o programa 
  
O objetivo do Justiça Cidadã é capacitar agentes multiplicadores com noções sobre Direito, Justiça e cidadania, além de levar conhecimento de métodos alternativos para a solução de conflitos que dispensam intervenção judicial. A coordenadora da 46ª turma é a juíza Elen de Freitas Barbosa.  
 
MG/MB