Autofit Section
Programação cultural da semana celebra arte, história, música e literatura
Notícia publicada por Secretaria-Geral de Comunicação Social em 18/08/2025 17h11

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), por meio do Museu da Justiça e do Centro Cultural do Poder Judiciário (CCPJ), promove nesta semana uma variada programação cultural com palestras, concertos, oficinas, debates e encontros literários. 

Confira: 

Segunda-feira, 18 de agosto, e quarta-feira, 20 de agosto

A programação teatral do Centro Cultural do Poder Judiciário (CCPJ) exibirá, no Justiça em Cena, nos dias 18 e 20 de agosto, às 18h, as últimas sessões do espetáculo Absolvição. O monólogo, interpretado pelo ator Andriu Freitas, trata de temas como justiça e saúde mental, e, ao denunciar violências extremas contra a infância, isto é, abuso sexual e pedofilia, e a impunidade desses crimes, promove reflexão sobre questões como culpa e punição.

Terça-feira, 19 de agosto 

Às 15h, o Museu da Justiça recebe o Prof. Deivid Valério Gaia para a aula pública “O Rio de Janeiro de Mestre Valentim: recepção da Antiguidade e alegoria racial no Chafariz das Marrecas”. A atividade integra o ciclo de aulas públicas do Museu e explora a obra de Mestre Valentim à luz da mitologia clássica e da crítica social, com foco na representação de artistas negros no Brasil colonial. A palestra será realizada na Sala Multiuso do Edifício Des. Caetano Pinto de Miranda Montenegro (Rua Dom Manuel, 29), no Centro do Rio.

Para se inscrever, clique aqui

Mais tarde, às 18h, o CCPJ recebe o segmento Justiça em Concerto do programa Nota Justa, com a apresentação da Camerata Jovem da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro. Com repertório que une música clássica, contemporânea e brasileira, o concerto será no Auditório Des. Antonio Carlos Amorim (Av. Erasmo Braga, 115 – 4º andar).

Para se inscrever, clique aqui 

Quarta-feira, 20 de agosto 

Às 14h, o projeto Museu é Arte & Educação apresenta episódio com o artista e arte-educador Jef Rodriguez. Com trajetória marcada pela música afro-brasileira, oficinas em territórios populares e pesquisa sonora, Jef compartilha sua experiência como criador e educador no Museu da Justiça de Niterói (Praça da República, s/nº – 2º andar).

No mesmo dia, às 16h, o Salão dos Passos Perdidos do Museu da Justiça (Rua Dom Manuel, 29), no Rio, sediará a segunda mesa do seminário Parcerias do Museu, com o tema “O destino das coleções imperiais: circulação e repatriação de bens culturais”. O debate reunirá especialistas como o historiador Paulo Rezzutti, o pesquisador Carlos Lima Jr. e d. João de Orleans e Bragança, herdeiro da família imperial brasileira. A discussão integra a programação da exposição "A partilha do imperador Pedro II".

Para se inscrever, clique aqui 

Quinta-feira, 21 de agosto 

Às 12h, o programa Museu Convida com Troca de Livros recebe a escritora Andreia Borges da Silva para falar sobre seu novo livro “Sozinha pelo Caminho Português de Santiago de Compostela”. O encontro ocorrerá no Salão dos Passos Perdidos do Museu da Justiça (Rua Dom Manuel, 29), no Centro do Rio, e contará com a tradicional troca de livros entre os visitantes.

Mais tarde, às 18h, o Observatório em Diálogo, do Observatório de Pesquisas Felippe de Miranda Rosa, do CCPJ, promove uma homenagem ao Dia Nacional do Folclore e da Cultura Popular Brasileira com palestra do professor Luiz Antônio Simas. Com mediação do historiador Vitor Hugo Monteiro Franco e participação de Rafael Barros (CNFCP), o evento propõe uma reflexão sobre a valorização da cultura popular brasileira no Auditório Nelson Ribeiro Alves (Avenida Erasmo Braga, 115).

Para se inscrever, clique aqui 

Sexta-feira, 22 de agosto 

A sexta-feira começa com a Oficina de Assemblagem – Corpo e Natureza, às 11h, na Sala 118 do Museu da Justiça (Rua Dom Manuel, 29). A atividade integra o Programa Artes Integradas e propõe uma experiência sensorial e criativa a partir de elementos naturais, unindo expressão corporal, arte visual e educação ambiental.

Encerrando a semana, o programa Cena lida, cena comentada, do Centro Cultural do Poder Judiciário, às 18h, apresenta leitura dramatizada de trechos do livro A vida não é justa, da desembargadora e escritora Andréa Pachá. O evento contará com a participação da autora e da atriz Bianca Ramoneda, promovendo uma reflexão sobre os dilemas do Direito das Famílias. A leitura será realizada na Sala Multiuso do Museu da Justiça (Rua Dom Manuel, 29), no Rio de Janeiro.

Para se inscrever, clique aqui 

VL / FB